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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Tofu sem soja

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Mais uma receita de uma técnica de culinária muito versátil e penso que vai dar jeito para muitas pessoas que não podem ou preferem não consumir soja. Esta versão de tofu é conhecida por Burmese Tofu e, apesar de não ser muito conhecida em Portugal, já é bastante antiga e popular nos blogs anglo-saxónicos.

 

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Ingredientes (para um tabuleiro grande que rende 5-6 porções):

  • 2 chávenas de farinha de grão-de-bico 
  • 2 chávenas de água fria
  • 2 chávena de água a ferver
  • Sal, curcuma em pó e outros temperos (opcional)

 

Receita:

 

1 - Misturar a farinha de grão com os 2 chávenas de água fria, com a ajuda de uma vara de arames.

2 - Entretanto, levar a ferver as restantes 2 chávenas de água, e tempera-la com sal grosso e curcuma (para dar cor).

3 - Quando a água levantar fervura, deitar com cuidado nela a massa que resultou da mistura da farinha e água fria. Mexer constantemente com a vara e desligar o lume assim que acabarmos de deixar a mistura. Continuar a mexer até a massa engrossar (se isso não estiver a acontecer, podem levar mais um pouco ao lume).

4 - Assim que a massa engrossar, colocá-la num tabuleiro ou outro recipiente anti-aderente, ou então untado com azeite ou papel vegetal. 

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Deixamos esfriar durante alguns minutos e, de seguida, levamos ao frigorífico durante 1.5 - 2 horas (vai depender da espessura do tofu). Podem ir verificando se repousou tempo suficiente ao pressionar o tofu com o dedo para baixo - deve estar firme e duro. 

 

Depois disso, é só colocar um tábua por baixo do tabuleiro e virar ao contrário, para o tofu sair. Agora podem cortar em formas desejadas, cozinhar ou congelar o tofu!

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 Fica um tofu do género mais mole, com um sabor neutro e perfeito para panar ou grelhar! 

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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