Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Tofu Mexido

6.jpg

Esta é daquelas receitas que já ando a fazer e a mostrar há muito tempo, no entanto, nunca achei que fosse interessante o suficiente para se por no blog. No entanto, sempre que coloco uma foto de refeição com esse tofu mexido, perguntam-me como o faço. Apesar da receita base ser sempre a mesma, os temperos usados vão fazer toda a diferença nesta receita.

 

Eu costumo optar pela mistura de caril, especiarias picantes e levedura nutricional. A levedura nutricional, que compro aqui, dá um sabor profundo e muito agradável a este tofu, com um leve aroma a queijo. 

 

A combinação de curcuma (presente no caril) com a pimenta preta e óleo de coco constitui uma combinação poderosa de anti-oxidantes, pois os benefícios da curcuma só são absorvidos quando este é consumida juntamente com pimenta e com alguma gordura saudável.

 

Este prato compõe-se muito rapidamente e também é perfeito para ser feito em grande quantidade, pois só precisamos de dobrar a quantidade de tofu.

Verde.jpg

 

 

Ingredientes (para uma porção):

 

  • 150 gr de tofu firme (ou mais, se desejarem)
  • 1 cs de levedura nutricional (compro aqui)
  • 1 cc de caril em pó
  • Pitada de flocos de malagueta (opcional)
  • Pitada de sal e pimenta preta
  • 1 cc de óleo de coco

 

Receita:

 

1 - Começamos por esmagar o tofu com um garfo, de maneira a que fique com textura parecida aos ovos mexidos.

2 -  Entretanto, põe-se a aquecer uma frigideira anti-aderente com o óleo de coco. Quando esta estiver quente, começamos por saltear o tofu.

3 - Cozinha-se o tofu, mexendo constantemente, durante cerca de 7 minutos, ou até ficar seco e começar a dourar.

4 - Quando o tofu estiver dourado, adicionamos todas os temperos com a excepção da levedura. Misturamos tudo e deixamos cozinhar durante mais alguns minutos. Por fim, desliga-se o lume e adiciona-se a levedura. Está pronto!

 

Este tofu é perfeito para ser servido com algo simples, pois já tem imenso sabor. Eu costumo comer com arroz integral ou arroz basmati e salada, mas também podem comer com outros grãos ou então com batata.

8.jpgDSC_0090.JPG9.JPG

 

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.