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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Temaki vegan

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Há por aí amantes de sushi e tudo deste género? Bem, eu sou! Quando deixei de comer produtos de origem animal achei que fosse o fim da minha paixão por cozinha japonesa, mas não! A verdade é que podemos fazer sushi, temaki, e outras delícias japonesas sem peixe! 

 

Desta vez vou-ver a ensinar a fazer temaki - uma espécie de rolinho sushi de mão, em que na parte externa fica a alga nori e no interior o arroz e o recheio. É muito prático, pois é mais fácil de preparar do que as peças de sushi individuais e mais prático de ser consumido.

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Ingredientes (para 4 temakis grandes):

  • 1 copo de arroz para sushi (cru)
  • 4 algas noori
  • 2 cs de açúcar de coco
  • 3 cs de vinagre de arroz
  • Meio pepino palitado
  • Meia manga palitada
  • 6 cogumelos shitake grandes
  • Sementes de sésamo para polvilhar

 

 

Receita:

 

Para preparar o arroz lava-se o arroz umas 3 vezes, até a água sair translúcida, e cozer de acordo com a embalagem (no meu caso era cozer durante 15 min e deixar tapado durante mais 15). Uma vez cozido, deixar arrefecer o arroz, enquando preparamos a calda para o temperar: misturas o açúcar de coco e o vinagre de arroz e levamos ao microondas e ao banho maria para o açúcar derreter. Agora é só polvilhar o arroz com a calda e distribuir uniformemente!

 

Para fazer os temakis,  é só estenter uma alga nori com a parte brilhante para baixo, colocar na metade esquerda algumas colheres de sopa de arroz de sushi; de seguida, colocam-se por cima do arroz alguns pedaços de shitake, de manga e de pepino. Para enrolar, leva-se o canto inferior esquerdo até ao canto superior direito; molhamos um pouco a ponta direita da alga que ainda está solta, e enrolamo-na para o lado esquerdo. Penso que o gif ajuda!

 

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Podem optar também por fazer tamakis mais pequenos, cortando a alga em duas metades iguais, e enrolando com a mesma técnica. Para servir, é só polvilhar com sementes de sésamo e colocar numa taça um pouco de molho de soja para acompanhar!

 

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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