Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Tarte Espiral

 

Mais uma receita bem colorida! A ideia base desta tarte já é bastante conhecida no mundo de culinária, e pode-se fazer em versão tarte e mini tarteletes. Inspirei-me no Pinterest para criar a minha própria receita, pois as que encontrei ou não eram 100% vegetais ou então utilizavam massa para a base de compra.

 

Nesta receita optei por fazer uma base de espelta integral, que apesar de ser um cereal com glúten, é muito mais benéfico do que o trigo. No entanto, podem utilizar uma base de compra já pronta, como por exemplo a massa quebrada. 

 

O que dá o efeito característico à esta tarde é o uso de diferentes legumes, geralmente de diferentes cores. Optei por usar cenoura, beringela e courgette, por serem legumes que se encontram com facilidade em todo o lado. Outras ideias de legumes podem ser a pastinaca, a batata-doce e os diferentes tipos de courgette. Não aconselho muito a usarem a beterraba, pois apesar de ter uma cor muito apelativa, acaba por "sujar" com o seu sumo os outros legumes.

 

sugar.jpg

 

Ingredientes:

 

Para a base:

  • 1 chávena de farinha de espelta 
  • 4 cs de óleo de coco sólido, gelado
  • 5 cs de água gelada
  • Sal grosso q.b.

 

Para o recheio:

  • 120 gr de quark vegetal (ou outro creme batido vegetal)
  • 1 cs de mostarda 
  • 1 cs de levedura nutricional (é opcional mas dá mais sabor a queijo - compro aqui)
  • Alho em pó
  • Salsa picada
  • Sal e pimenta preta q.b.
  • 1 Beringela
  • 1 Courgette
  • 1 Cenoura 

 

 Receita:

 

1 - Para preparar a massa, raspa-se o óleo de coco com uma faca ou colher ou vai-se mistura-se com a farinha, até ficar em pedaços pequenos. Acrescenta-se o sal e, colher a colher, a água gelada, até a massa ficar com a textura de moldar.

2 - Forma-se uma bola com a massa, coloca-se numa taça, tapa-se com a película aderente e coloca-se no frigorífico durante cerca de 30 min. 

3 - Entretanto, misturam-se todos os ingredientes do recheio com a excepção dos legumes para formar a nosso queijo-creme para a base.

4 - Fatiam-se os legumes com a espessura de cerca de 4mm (usei o mandolina Borner para essa tarefa).

5 - Uma vez repousada a massa, estende-se na mesma e coloca-se na forma (usei uma com fundo removível).

6 - Distribui-se o queijo creme pela superfície da massa e, de seguida e a partir do centro, começamos a enrolas as fatias as legumes, empurrando-as ligeiramente para baixo.

 

Uma vez preenchida toda a forma, é só levar a tarte ao forno a cerca de 180ºC durante 40-50 minutos, ou até a base e os legumes ficarem cozinhados. Aconselho a usarem uma forma de fundo removível ou com perfurações na base, para ajudar a cozer a massa.

Esta tarde dá algum trabalho mas o resultado é fantástico, digo eu! Tal como disse no início, podem usar uma massa de compra para acelerar o processo, como massa quebrada ou massa folhada.

 

4.JPG

4a.JPG

 

2 comentários

Comentar post

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.