Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Tarte de chocolate crua

20.jpg

Esta foi a minha primera experiência de sobremesa crua "a sério" e superou as minhas expetativas. Esta tarte é 100% natural e saudável, feita com poucos ingredientes, todos eles naturais. É uma tarte crua, pelo que não precisamos de nos chatear com as questões da temperatura e do tempo de cozedura no forno.

 

A forma que eu usei era daquelas em que sai o fundo e tem cerca de 20 cm, pelo que devem ajustar as quantidades dos ingredientes se a vossa forma for maior ou menor.

A tarte fica com um sabor a cacau muito intenso e ligeiramente doce. A base fica com um sabor forte de coco, que combina muito bem com o sabor de chocolate.

 

Todos.jpg

 

 

Ingredientes para a base (para uma forma pequena de 20 cm):

  • 5 Tâmaras ao natural sem caroço, picadas
  • 100 gr de coco ralado
  • 3 Colheres de sopa de óleo de coco derretido
  • 50 gr de oleaginosas (usei cajus e amêndoas)

 

Ingredientes para o recheio:

  • 2 Abacates médios muito maduros
  • 15 Tâmaras ao natural sem caroço, picadas
  • 3 Colheres de sopa de alfarroba em pó
  • 5 Colheres de sopa de cacau puro em pó
  • Canela e cacau em pó extra para polvilhar (opcional)
  • 4 Colheres de sopa de óleo de coco derretido

 

 Receita:

 

1 - Colocar num liquidificador ou processador de alimentos as oleaginosas a processar até ficarem em farinha.

 

2 - Adicionar o coco ralado e continuar a processar até ficar homogéneo.

 

3 -  Retirar o preparado e adicionar o óleo de coco e as tâmaras picadas. A massa deve ficar ligeiramente húmida e deve manter a forma quando moldada (como na foto abaixo). Se estiver muito solta, adicionar mais óleo de coco.

25.jpg

4 - Espalhar com cuidado a base pela forma, empurrando-a contra as paredes e a parte de baixo da forma (usar um copo com base lisa ajuda muito). Como a minha forma é bastante alta, a base fica pelo meio.

 

5 - Misturar todos os ingredientes para o recheio, utilizando uma boa liquidificadora (a minha não deu conta do recado), um processador de alimento ou...a força das mãos! Eu bati tudo à mão com uma batedeira de varas.

 

6 - Colocar com cuidado o recheio na base e espalhar uniformemente. Bater algumas vezes com a forma na mesa para tirar as possíveis bolhas de ar.

26.jpg

Agora é só levar a tarte ao frigorífico durante algumas horas, para que o óleo solidifique e permita assim com que a tarte mantenha a sua forma. A minha ficou no frigorífico durante cerca de 5 horas, se utilizarem uma forma maior provavelmente vai demorar um pouco mais. No final polvilhei a tarte com uma mistura de cacau puro com canela em pó, a canela deu um toque "caloroso" que combinou muito bem com os restantes sabores!

21.JPG

23.jpg

19.jpg

16 comentários

Comentar post

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.