Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Tapioca doce

 

DSC_0059.JPG

Tapioca é uma espécie de crepe feito com farinha de mandioca (polvilho doce) que não tem glúten e que pode ser recheado a gosto! Muito popular no Brasil mas ainda pouco conhecida em Portugal, a tapioca doce costuma ser com fruta. Nesta receita vou-vou apresentar uma ideia para um lanche, perfeito para pré-treino: tapioca com banana e chocolate. 

 

oil glu sug

 

 Ingredientes (para uma tapioca):

  • 1/3 de copo de polvilho doce (vende-se em hipermercados na zona das farinhas)
  • 1 banana pequena
  • 1 cubo de chocolate amargo, pelo menos 85% de cacau
  • Água q.b.
  • Canela (opcional)

 Receita:

1 - Antes de ser utilizado, o polvilho doce tem que ser hidratado. Para isso, na noite ou na manhã antes de fazerem a tapioca, reservem 1/3 de um copo de polvilho num recipiente e encham o recipiente com água. Polvilho está hidratado quando separar-se completamente da água.

2 - Uma vez hidratado o polvilho, deitar fora a água restante e secar bem a superfície se polvilho com um guardanapo, até ficar com a superfície lisa e seca.

3 - Partir e misturar o polvilho com um garfo até formar grumos o mais pequenos possíveis.

4 - Aquecer uma frigideira anti-aderente e deitar nela uniformemente o polvilho de maneira a que forme um crepe. Não adicionar nenhuma gordura à frigideira!

5 - Cozinhar a tapioca por cerca de 4 min de um lado, virar, e cozinhar por mais cerca de 3 min. Desligar o lume e transferir para um prato.

3

A tapioca está pronta a rechear! Agora é só cortar a banana em rodelas, derreter o chocolate e montar os recheios. Se gostarem canela, é só polvilhar um pouco o rechei com ela :)

4

Boas experiências com as tapiocas, se tiverem alguma dúvida é só comentarem abaixo!

5

 

4 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Códigos de desconto:

Instagram