Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Rolo de Seitan Recheado

3

Fiz esta receita para este Natal e adorei! A ideia original não é minha, é do Vegatarirango e pode ser visualizada neste vídeo. Fiz algumas adaptações à receita, acrescentando alguns ingredientes novos e não acrescentando outros (como chimichurri e gotas queijoquinha).

 

Gostei imenso do resultado final, ficou com sabor bem intenso e com boa apresentação! Esta é uma receita para ocasiões especiais que irá impressionar toda a gente, mesmo que não seja vegetariana. Por isso, é uma receita que "tem direito a tudo", como glúten, azeite e ainda 1 colher de açúcar. Não se assustem com a quantidade de ingredientes e passos, pois uma vez percebida a receita, é fácil de compor!

 

(Estão a ver aquelas marquinhas gluten-free, sugar-free, etc que ponho neste lugar nas minhas receitas? Pois é, esta de tão "especial" que é, nem tem direito a estas marquinhas eheh)

 

capture-20151225-234704

 

Receita:

1 - Começamos pelo seitan. Vamos juntar numa taça todos os ingredientes secos para este (glúten de trigo, salda, alho em pó, pimentas), misturamos, e adicionamos os ingredientes líquidos (molho de soja, pasta de pimentão, água). 

2 - Misturar com as mãos até ficar tudo incorpotado. Se restou líquido, adicionar mais um pouco de glúten e voltar a misturar.

3 - Uma vez ligados os ingredientes, começar a estender o seitan em forma de rectângulo. Se ficar com buracos, podem puxar as pontas do seitan e colá-las, ou então tirar um pouco do seitan da ponta e tapar o buraco.

4 - Uma vez feito o rectângulo, deixamos descansá-lo entre 1 a 2 horas.

cats

5 - Passando ao recheio, num wok ou numa frigideira vamos saltear a cabela em azeite, temperando com pimentão e sal (se desejar) até ficar translúcida.

6 - Adicionar os cogumelos e cozinhar até ficar douradinhos.

7- Adicionar as uvas-passas, incorporar e desligar o lume. 

cats1

8 - Uma vez passado o tempo de repouso do seitan, podemos recheá-lo. Para isso, vamos colocar com cuidado o recheio no centro do seitan, juntamente com a cenoura crua (esta não deve ser muito larga).

9 - Entolamos com cuidado e juntamos as pontas do seitan beliscando-as, para que estas se colem.

 

cats2

10 - Levamos o seitan a cozinhar a vapor durante 1 hora.

11 - Entretanto, preparamos a calda. Para isso, é só misturar todos os ingredientes da mesma na taça em que vamos servir o seitan.cats3

12 - Depois do cozimento a vapor vamos colocar o nosso rolo na travessa com a calda. Podemos deixar marinar durante algumas horas (ou durante a noite no frigorífico) ou levar ao forno imediatamente.

 

Se forem preparar este prato em casa de familiares ou amigos, também é útil deixá-lo pronto até este ponto.

 

13 - Agora é só levar o rolo a assar durante cerca de 1 hora a 220ºC (vai depender do vosso forno). O seitan deve ser virado a meio do tempo e regado com a calda, para ficar bem suculento!

Se a calda cobrir quase todo o seitan (como na foto acima), reservem uma parte da calda e utilizem-na para regar o seitan durante a cozedura. Acompanhei este seitan com batatas de alho e alecrim!

 

4

18

2 comentários

Comentar post

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.