Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Risotto dourado

7.jpg

 

Já lá vai algum tempo desde a última receita publicada aqui no blog! Adoro risotto, confesso que é daqueles pratos que gosto de fazero mais parecido com as receitas originais e não dispenso do típico arroz arbório. Já existe uma receita de Risotto de Cogumelos no blog, mas esta versão é bem diferente. É um risotto de legumes e cogumelos desidratados e açafrão, bem cremoso e delicioso.

 

Para esta receita de risotto inspirei-me nas misturas para risotto que se encontram à venda. Há pouco tempo encontrei uma mistura desde género com ingredientes muito bons e até com o selo Vegan! Decidi então fazer a minha própria mistura, que fica pronta para usar à qualquer momento. É nestes casos que os legumes e cogumelos desidratados (usei da marca Desidrata) são muito práticos, pois permitem poupar tempo e ainda dão um excelente caldo no qual se vai cozinhar o risotto.

 

Em receitas deste género gosto de usar arroz de risotto - arbório - mas se preferirem podem usar também arroz integral de grão curto. Para finalizar a receita, usei parmesão vegetal Violife, que se assemelha muito ao original e dá um excelente toque final.

 

glu sug.png

 

Ingredientes (para 4 porções)

  • 250 gr de arroz para risotto
  • 50 gr de cogumelos desidratados (usei shitake)
  • 50 gr de legumes desidratados (usei alho-francês, pimentos e cebola roxa)
  • 100 ml de vinho branco
  • 2 cs de azeite
  • 500 ml de água + 500 ml de água
  • Sal, pimenta preta, açafrão em pó e pimentão doce
  • Queijo parmesão vegetal 

 

Receita:

 

1 - Num tacho, começar por aqueles o azeite e saltear um pouco o arroz. De seguida, adicionamos o vinho, os legumes e os cogumelos desidratados e os temperos. Deixamos levantar fervura e cozinhamos em lume baixo até o vinho evaporar.

2 - Uma vez evaporado o vinho, adicionamos ao arroz 500 ml de água, mexemos bem, tapamos com a tampa e deixamos cozinhar durante cerca de 15 min ou até a água evaporar.

3 - Uma vez evaporada a água, voltamos a adicionar 500 ml de água, mexemos bem e cozinhamos em lume baixo durante mais 15 min. 

4 - Desligamos o lume e ralamos um pouco de parmesão vegetal, envolvemos o mesmo. Está pronto!

 

4.JPG

5.jpg

3.JPG

1 comentário

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Facebook

Códigos de desconto:

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.