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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Risotto de Cogumelos

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Esta receita é perfeita para celebrar a chegada do Outono e dos ares mais frios, por ser muito reconfortante. Apesar de usar sempre arroz integral nas minhas receitas, admito que para risotto prefiro o arroz branco próprio para este prato. Usei cogumelos-ostra e cogumelos shitake para criar um sabor intenso, mas podem fazer outras combinações com diferentes tipos de cogumelos.

 

Verde

 

Ingredientes (para 2 porções grandes):

  •  1 copo de arroz para risotto cru
  •  100 gr de cogumelos-ostra cortados em tiras
  •  50 gr de cogumelos shitake cortados em tiras
  •  1 cebola pequena picada
  •  1 cenoura cortada em cubos
  •  2 cs de azeite (ou de creme vegetal)
  •  Cerca de 750 ml de caldo de legumes (dica de como fazer caldo caseiro no fim do post)
  •  3 Colheres de polpa de tomate
  •  Temperos: alecrim fresco picado, sal grosso, pimentão-doce, piri-piri em pó.

 

 Receita: 

 

1 - Numa panela anti-aderente aquecer o azeite e o creme vegetal. Dourar, em lume médio, a cenoura e a cebola juntamente com o alecrim durante cerca de 5 minutos

2 - Quando a cebola tornar-se transparente, adicionar os dois tipos de cogumelos aos legumes. Saltear durante cerca de mais 5 minutos.

3 - Quando os cogumelos diminuírem de volume, acrescentar o arroz e a polpa de tomate e incorporá-los com os legumes. Temperar tudo com as especiarias descritas acima ou outras combinações de especiarias.

4 - Acrescentar caldo até o arroz e os legumes ficarem tapados por ele e mexer muito bem todo o conteúdo da panela para garantir que o caldo chega até ao fundo da panela.

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Quando o caldo levantar fervura baixar o lume para mínimo. Deixar o risotto cozinhar até o arroz absorver quase todo o caldo e acrescentar nesta altura mais caldo, voltando a misturar o risotto. Repetir este processo até o arroz estar cozinhado (demora cerca de 30 minutos e 3 "reposições" do caldo). No final o arroz deve estar bem inchado e os legumes devem estar bem tenros.

 

Este prato é perfeito para um almoço especial de Outono :)

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 Para fazer  caldo de legumes caseiro: numa panela, levar a ferver 1 litro de água. Acrescentar à esta água pedaços de legumes, como cebola, dentes de alho, cascas e/ou pedaços de cenoura, aipo, etc. Temperar também com ervas aromáticas e especiarias a gosto, tendo cuidado com o sal pois este vai voltar a ser usado na receita. Deixar ferver a caldo em lume baixo durante 15-20 minutos, escorrer, e está pronto a ser utilizado!

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Sobre a autora

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Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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