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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Queijo vegetal para gratinar

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Já andava há algum tempo a "namorar" as receitas de queijos vegetais, bem como os queijos vegetais de compra. Apesar de não ser um ingrediente que me faça uma falta, confesso que de vez em quando adoro comer uma pizza caseira, e aí não dispenso o queijo.

 

As receitas que encontrei nem sempre me agradavam porque ou levavam ingredientes difíceis de encontrar e que não iam ter outro uso, ou eram com base de tofu e ficavam com um sabor muito forte à soja. Para além disso, queria criar uma receita que usasse o mínimo de óleo ou não precisasse dele sequer. 

 

Por isso, apresento-vos a minha receita de queijo vegetal para gratinar com base de caju! Este queijo fica perfeito para ser usado em lasanha vegan e em medalhões de beringela.

 

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Ingredientes (rende queijo para 1 pizza grande, por exemplo):

 

  • 1/3 de chávena de cajus crus previamente demolhados
  • Sumo de meio limão
  • 1 Dente de alho
  • 2 Colheres de sopa de polvilho azedo
  • Pitada de sal marinho
  • Cerca de meia chávena de água
  • 2 Colheres de sopa de azeite (opcional)
  • 1 Colher de sopa de levedura nutritional - compro aqui (opcional mas dá aquele sabor especial a queijo).

Receita:

 

1  - Processar todos os ingredientes com a ajuda de uma liquidificadora ou processador de alimentos. Verificar se não ficaram pedaços de cajus ou alho por desfazer.

2 - Se ficarem alguns pedaços, coar o líquido e colocar numa frigideira ou tacho anti-aderente em lume médio.

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 3 - Deixar cozinhar o queijo, mexendo constantemente com uma colher o pau e ir descolando do fundo do recipiente. Continuar a cozinhar até engrossar bastante, o meu demorou cerca de 10 minutos a ficar no ponto.

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Quando o queijo estiver com aspeto das fotos de cima, está pronto! Agora é só espalhá-lo por cima de pizza ou medalhões vegan, por exemplo. Podem optar por espalhar uniformemente ou por fazer "montinhos" de queijo, como se fosse mozarella.

Levem o vosso prato com o queijo ao forno para gratinar. Este queijo derrete melhor na opção de "grelha" do forno e quando está mais para cima no forno

Na foto da pizza fiz este queijo sem adicionar azeite, e na foto dos medalhões adicionei cerca de 2 colheres de sopa de azeite; como podem ver, ficou com bom aspeto das duas maneiras, apesar de ter ficado um pouco mais torrado e cremoso nos medalhões.

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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