Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Pudim de coco&ananás

3

Para fazer esta sobremesa inspirei-me na receita da Mousse de Anánas dos Açores da Patrícia is Cooking. Assim que li a receita achei genial, e como atualmente encontro-me nos Açores e o que não falta aqui são ananases, decidi por as mãos à obra!

Infelizmente não tenho aqui iogurtes de soja de qualidade, pelo que optei por utilizar resíduo do leite de coco para dar consistência à sobremesa, tendo ficado como pudim que sabe a piña colada! Esta sobremesa fica pronta em pouco tempo e impressiona qualquer pessoa!

 

gluten oil

 

Ingredientes (para 5 porções):

  • 1 Ananás pequeno, maduro, cortado em pedaços (usei ananás dos Açores)
  • 1 banana muito madura 
  • Resíduo de leite de 1 coco, ou o aquivalente de coco ralado de compra
  • Acerca de meio copo de leite vegetal (usei de coco, receita aqui)
  • 1 Colher de chá de agar-agar
  • Açúcar de coco a gosto (compro aqui)

DSC_0012

DSC_0199

Pequenino extra: como cresce a fruta usada nesta receita nos Açores.

 

 Receita:

 

1 - Numa liquidificadora ou com uma varinha mágica bater 3/4 dos pedaços de ananás (quardar o restante 1/4 para topping), a banana e o leite (suficiente para cobrir a fruta).

 

2 - Adicionar o resíduo de leite de coco, e voltar a bater até ficar homogêneo. Deve ficar com um consistência grossa e cremosa.

1

3 - Transferir a mistura para um tacho e levar ao lume, tapando com tampa para não respingar. Cozinhar, mexendo de 5 em 5 min durante cerca de 15 minutos, ou até a mistura engrossar e tornar-se naturalmente mais doce.

 

4 - Quando a mistura estiver no ponto, provar e adicionar a quantidade de adoçante desejada. Feito isso, adicionar o agar-agar (não adicionem agar-agar a mais, senão vai ficar em gelatina, o que também não é mau).

 

5 - Cozinhar juntamente com o agar-agar durate 5 minutos, mdxendo constantemente.

2

6 - Entretanto, cortar o ananás que restou em pedaços pequenos e grelhá-lo ao nutaral numa grelha ou frigideira, até que fique caramelizado com os açúcares naturais.

 

7 - Desligar a mistura do lume e distribuir em taças de servir, cobrindo com os pedaços de ananás grelhado. Podem servir quando esfriar ou deixar no frigorífico para servir depois (vai solidificar mais).

4

3a

 

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

WORKSHOP HAMBÚRGUERES PORTO (Nova data):

WS PrROBIÓTICOS PORTO (nova data):

Códigos de desconto:

Instagram