Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Polenta com cogumelos

4.jpg

 

Primeira receita de 2017, wohooo! Devo dizer que já tinha imensas saudades de todo o processo de criar receitas aqui para o blog, desde procurar os ingredientes, até cozinhar e fotografar! Esta receita foi inspirada num prato que provei num restaurante vegetariano aqui no Porto, o daTerra. Fiquei encantada com a leveza da polenta acompanha por uns deliciosos cogumelos salteados.

 

Confesso que antes não costumava cozinha polenta, mas a verdade é que é um acompanhamento muito universal e prático, que fica bem com muitos outros ingredientes. Neste caso acompanhei com cogumelos shitake, são dos meus cogumelos preferidos! Estes vieram até mim directamente do produtor - Cogumelos do Migaas - são biológicos e de excelente qualidade. 

 

glu sug.png

 

Ingredientes (para cerca de 3-4 porções)

  • 100 gr de sêmola de milho
  • 1/2 litro de caldo de vegetais
  • Meia chávena de abóbora cozida ou puré de abóbora
  • 200 gr de cogumelos shitake frescos
  • 2 Dentes de alho picados
  • 4 cs de azeite
  • Sal e pimenta preta q.b.

 

Receita:

 

1 - Numa liquidificadora ou processador de alimentos combinados o caldo, a abóbora cozida e o azeite, até ficar homogéneo.

2 - Deitamos este caldo num tacho grande. Quando levantar fervura, acrescentar a sêmola de milho e temperamos com sal. Deixar cozinhar durante 20 minutos, mexendo constantemente. 

3 - Entretanto, salteamos numa frigideira ou num wok os cogumelos shitake em restantes 2cs de azeite e juntamente com o alho. Temperar com sal grosso e pimenta preta.

4 - Passados 20 minutos ou quando a sêmola engrossar, deitamos a mesma numa travessa untada com um pouco azeite. 

 

Podemos servir imediatamente com os cogumelos shitake por cima, ou então deixa-se arrefecer a polenta e, posteriormente, retiramos a mesma da travessa e cortamos em porções individuais, servindo igualmente com os cogumelos salteados por cima. Em qualquer uma das opções, aconselho a finalizarem com uns ramos de alecrim fresco!

 

1.JPG

2.JPG

3.jpg

 

4 comentários

Comentar post

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.