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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Pizza de centeio

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A receita prometida há muito! Adoro pizza, sempre adorei. Com a mudança para uma alimentação 100% vegetal e saudável achei que nunca mais ia deliciar-me com uma bela pizza. No entanto, tenho feito experiências com diferentes tipos de bases e toppings e tenho-vos a dizer que tem sido uma viagem deliciosa!

 

Neste caso a base é 100% integral de centeio. Gosto muito de usar farinha de centeio por ser bastante acessível mas tão mais saudável que a de trigo. Podem usar também a farinha de espelta, que resulta numa base igualmente boa. Todas estas opções são à base de cereais com glúten, ainda hei de criar uma base sem glúten!

 

Em relação ao molho de tomate, gosto sempre de usar o meu molho de tomate caseiro, mas podem optar por um de compra. Para os toppings, gosto de usar legumes variados e para o queijo ou o meu queijo vegetal para gratinar ou então o queijo Violife para pizza!  

 

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Ingredientes (para 1 pizza grande de massa fina):

  • 3 chávenas de farinha de centeio integral +  extra para polvilhar
  • 1 saqueta de fermento para pão ou fermento natual*
  • Molho de tomate q.b
  • 200 gr de cogumelos frescos
  • Meia cebola roxa
  • Azeitonas pretas sem caroço q.b.
  • Orégãos para polvilhar
  • Queijo Violife para pizza

 

Receita:

 

1 - Misturar o fermento com 1 chávena de água morna e deixar dissolver durante alguns segundos. Numa taça, ir incorporando esta água com a farinha. Se a mistura ficar muito líquida, adicionar mais farinha até ficar com consistência necessária para moldar. 

2 - Formar uma bola com a massa, tapar com um pano e deixar levedar num sítio quente durante pelo menos 1h, ou até a massa aumentar de tamanho.

3 - Uma vez levedada a massa, estendemos a mesma com a ajuda de um rolo de massa e farinha extra para polvilhar. Eu gosto de deixar a minha bem rústica, sem formas exatas!

4 - Cobrir a massa com algumas cs de molho de tomate e com os toppings. Ralar um pouco do queijo Violife para pizza por cima e levar ao forno a 200ºC durante cerca de 20 min! 

 

* para fazer fermento natural basta misturar meia chávena de farinha de centeio com meia chávena de água num recipiente de vidro ou plástico. Deixa-se fermentar esta "papa" com um pano por cima dela durante 2-3 dias, dependentdo da temperatura do ambiente. O fermento está pronto quando a massa formar bolhas de ar e ficar com um cheiro levemente azedo. Depois disto, usam algumas cs deste fermento para levedar a massa e guardar o restante no frigorífico.

 

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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