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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Pataniscas de courgette sem glúten

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Pataniscas sem bacalhau é possível, sim! Esta é mais uma receita de inspiração de leste, depois da Sopa de Beterraba e da Couve Recheadainspirada numa receita de pataniscas/panquecas salgadas de courgette que a minha mãe faz.

 

A receita original leva ovo e farinha de trigo, mas nesta versão, a farinha de grão vai ser o substituto para ambos! A farinha de grão de bico é um produto muito prático e versátil e, neste caso, vai ajudar a ligar os ingredientes, bem como fazer com que estas pataniscas sejam bastante proteicas.

 

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Ingredientes (para 6 pataniscas médias):

  • 1 Courgette média, ralada
  • Meia Chávena de farinha de grão
  • 1 "ovo" de linhaça (1 cs de linhaça moída + 3 cs de água)
  • Salsa salsa picada
  • 1 dente de alho ralado 
  • Sal e pimenta preta q.b.
  • Azeite extra virgem ou óleo de coco

 

 

Receita:

 

1 - Uma vez preparados todos os ingredientes, é só combiná-los com a ajuda das mãos numa taça grande. A mistura deve ficar com consistência grossa mas ainda assim líquida, como se fosse um preparado para omelete. Se ficar muito grossa, podem acrescentar um pouco de água e voltar a misturar, e se a courgette libertar muita água, podem acrescentar mais farinha de grão.

 

2 - Agora é só "fritar" as pataniscas numa frigideira grande e anti-aderente em azeite extra virgem ou óleo de coco. Para formar as mesmas, é só pegar na mistura com uma colher de servir e formar uma patanisca na frigideira já quente, e alisar um pouco com a ajuda da colher. Cozinhar durante cerca de 4 minutos de cada lado, em lume médio!

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Depois de cozinhar as pataniscas, podem colocá-las sobre papel de cozinha, para absorver qualquer possível resto de azeite. Estas pataniscas são muito versáveis, pois podem utilizá-las para rechear sandes ou wraps, ou servir no prato, com arroz e salada, por exemplo! De qualquer maneira, são uma refeição completa em si, pois têm hidratos de carbono, proteína e gordura.

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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