Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Papas de aveia com alfarroba

DSC_0022.JPG

Finalmente uma receita de papas de aveia! Fiz uma versão um bocadinho diferente das papas de aveia tradicionais, com um toque da alfarroba em pó (farinha de alfarroba). Para quem não conhece alfarroba, são sementes em vagem com uma cor e sabor ligeiramente parecidos ao cacau, mas que são ausentas de gordura e riquíssimas nutricionalmente. Como topping escolhi romã e sementes variadas, resultando num lanche ou pequeno-almoço aconchegante, perfeito para o Outono.  Também é um excelente pré-treino.

gluten oil

 

Ingredientes (uma porção):

 

  •  2/3 de chávena de flocos de aveia (usei grossos integrais, da foto ao lado)
  •  Água/leite vegetal q.b.
  •  Uma colher de sopa de alfarroba em pó
  •  Uma colher de chá de canela em pó
  •  Uma colher de sopa de açúcar de coco (podem optar por tâmaras)
  •  Toppings a gosto 

 

Receita:

 

1 - Colocar numa panela ou num tacho pequeno a aveia e cobri-lá com água ou leite vegetal. Levar ao fogão em lume médio. Quando a água começar a ferver, mexer bem a aveia e baixar o lume para o mínimo.

Se a aveia estiver muito seca, acrescentar mais um pouco de água/leite. Deixar cozinhar durante cerca de 3 minutos, mexendo constantemente.

2 - Adicinar a alfarroba, a canela e o açúcar de coco.

3 - Misturar bem, deixar cozinhar durante um min e desligar o lume.

 

3

Agora é só deitar as papas para um prato ou taça e decorar com toppings a gosto. Eu escolhi a romã por estarmos na época dela e sementes de chia e de girassol. Acho que esta combinação no seu todo combina muito bem com o Outono. 

Espero que tenham gostado desta versão de papas de aveia! Podem jogar com diferentes combinações como cacau, tâmaras, banana esmagada, pure de fruta, etc :)

DSC_0021.JPG

DSC_0023.JPG

2 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Próximos Workshops:

Códigos de desconto:

Instagram