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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Pães com queijo

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Não bastava a receita da semana passada - One Pot Pasta  - ter sido uma receita de massa, esta semana apresento-vos uma receita de pão! É verdade, duas coisas que faço muito raramente mas com as quais tenho adorado fazer experiências. Esta receita surgiu de procura de uma alternativa ao pão que fosse sem trigo, saciante e protéica. 

 

Como base para o pão, usei farinha de espelta integral, com a qual tenho adorado cozinhar. Apesar de ter glúten e de não ser apta para quem o exclúi por completo, é uma óptima alternativa saudável ao trigo. Usei também farelo de quinoa, de marca Outros Montes, que é uma bomba protéica! 

 

Para o queijo, que como se pode comprovar pela foto parece mesmo quejo "normal", usei o Original Violife em fatias. Tanto o aspeto, como o sabor, aproximam-se muito do queijo de origem animal e dão um toque guloso à estes pães.

 

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Ingredientes (para cerca de 12 pães pequenos):

  • 1 Chávena farinha de espelta integral
  • 1/3 de chávena de farelo de quinoa (usei da marca Outros Montes)
  • 3 cs de sementes de chia
  • Pitada de curcuma e pimenta preta (opcional)
  • Pitada de pimentão doce (opcional)
  • 4 fatias de queijo Violife Original, cortadas em quadrados pequenos
  • 1 cc de fermento
  • Água q.b.

 

Receita:

 

1 - Misturamos todos os ingredientes secos numa taça (farinha, farelo, quinoa e os temperos). À parte, dissolvemos o fermento com um pouco de água morna. Adiciona-se a água à mistura seca, misturando. Se necessário, adicionar mais água até a mistura ficar com a consistência de massa de moldar.

2 - Uma vez pronta a massa, deixamos repousar a mesma durante cerca de 30 min.

3 - Repousada a massa, é só formar os nossos pãezinhos. Para isso, retiramos um pouco da massa e moldamos com ela uma espécia de panqueca. Colocamos no meio alguns quadrados de queijo vegetal, fechamos e formamos com as mãos uma bolinha.

4 - Quando todos os pães estiverem moldados, colocamos os mesmos numa tábua forrada com papel vegetal (podem untar com óleo de coco, se preferirem) e levamos ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 15 minutos. 

 

Estão prontos a serem devorados! Estes pães conservam-se bem durante uns 3 dias, no entanto, são melhores frescos. Podem optar por congelar os pães já moldados mas crús, sendo que depois basta deixa-los descongelar um pouco e colocar no forno.

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Sobre a autora

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Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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