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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

O que eu como num dia #1

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Olá a todos! O post de hoje é um pouco diferente dos habituais posts de Domingo por aqui - em vez de uma receita vai ser uma espécie de registo alimentar diário - "O que eu como num dia". Esta vai ser a nova rubrica aqui no blog! Tenho mostrado as minhas refeições diárias no Instagram e vocês parecem gostar, por isso vou passar a mostrar aqui no blog também a minha alimentação do dia-a-dia!


Ultimamente tenho feito pequenas alterações na minha alimentação, pois desde o início deste ano que não me sentia bem a 100%...Nomeadamente, tenho optado por não consumir aveia (antes comia uma pratada enorme de papas de aveia todos os dias) e consumir o mínimo de produtos com trigo. Não exclui completamente o glúten, pois continuo a incluir produtos de espelta de centeio por exemplo, dos quais gosto e penso que são bem mais benéficos.

 

Notem que o que eu como em cada dia varia imenso e cada pessoa tem necessidades diferentes! Por isso, isto é apenas um exemplo de um menu diário numa alimentação 100% vegetariana e saudável.

 

Pequeno-Almoço:

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Para a primeira refeição do dia costumo fazer na véspera um pudim de chia com iogurte vegetal caseiro. Basta misturar 2cs e uma porção de iogurte e deixar no frigorífico.

 

De manhã é só adicionar os toppings preferidos - neste caso foram kiwis e Mix d'Amor da Iswari, composto por amêndoas, bagas goji e amoras brancas.

 

 

 

Lanche da manhã:

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Nem sempre faço lanche da manhã, mas quando faço costumo comer apenas fruta (se já não fiz isso ao pequeno-almoço). Noutros casos como umas trufas energéticas ou algum snacks mais "seco".

 

Neste caso foram 3 bananas da madeira...bem que podiam ser dos Açores mas estas parece que nem chegam ao continente!

 

 

 

 

Almoço:

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Maioria dos dias almoço em casa mas neste dia não foi o caso - marmita preparada na véspera então! 

Neste caso aproveite muitos restos que tinha no frigorífico e saiu esta mistura de quinoa com arroz preto, tofu marinado e pimento vermelho. 

Tenho a noção de que foi muita proteína junta numa só refeição, mas foi mesmo uma excepção para aproveitar os restos!

 

 

 

 

Lanche da tarde:

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 À tarde, tal como no lanche da manhã, costumo comer sempre fruta também, e neste caso foram 3 pêras.

No entanto, e como costumo jantar tarde, preciso de algo mais para além da fruta. Neste dia comi então umas sandes de pão de espelta de fermentação lenta com queijo biológico Violife.

Foi um snack 100% bio e delicioso! 

 

 

 

 

Jantar:

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Para jantar gosto de comer algo reconfortante e bem quentinho. Neste caso foram estas lentilhas indianas que já tinha preparado na véspera.

Acompanhei com arroz basmati (vou variando entre o basmati e o integral...) e uns rebentos de alfafa. 

A receita destas lentilhas já está aqui no blog!

 

 

 

 

Espero que tenham gostado deste post diferente! Se quiseres mais publicações deste género comentem abaixo :)

 

17 comentários

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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