Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Mousse de framboesa

25

Esta mousse de framboesas, ao contrário de mousses tradicionais, não leva lacticínios, gelatina ou ovos, e não necessita de ficar a repousar no frigorífico! Os ingredientes são poucos e são muito simples, sendo a estrela e a base desta receita o Aquafaba - líquido do grão de bico (que resta na lata/frasco ou da cozedura do grão de bico)!

Sim, é verdade, este preciosidade líquida substituí clara de ovo de batida nas sobremesas, sendo uma excelente alternativa para veganos e alérgicos aos ovos. Só é preciso ter o cuidado de utilizar grão de lata sem adição de sal, se optarem por esta alternativa.

gluten oil

Ingredientes (para 4-5 porções, dependendo de como servir):

 

  •  Meio copo de aquafaba
  •  Um copo de framboesas frescas
  •  Coco ralado q.b.
  •  4 Colheres de açúcar de coco
  •  4-6 Colheres de sumo de amoras ou outro sumo da mesma cor (para colorir a mousse)
  •  2 Colheres de sumo de limão

Receita:

 

Com uma batedeira, começar por bater o aquafaba em velocidade baixa, aumentando progressivamente até à velocidade mais alta, em movimentos sempre no sentido do relógio. Dependendo da espessura original do aquafaba, este vai demorar entre 8 a 15 minutos a formar os picos.

28

Quando a massa formar picos firmes, desliga-se a batedeira e adiciona-se o aroma de baunilha, o adoçante, o sumo para colorir a mousse e o sumo de limão.

27

Voltar a bater a mistura a mistura, até esta tornar-se de uma cor uniforme. Provar a mousse (sim, porque esta pode ser provada a qualquer hora sem qualquer perigo!) e ajustar a quantidade de açúcar e sumo de limão, se necessário. Dependendo do sumo utilizado para colorir a mousse, também podem ser necessárias mais algumas colheres.

26

Deitar algumas colheres da mousse num copo ou numa taça, cobrir com amoras frescas e polvilhar com coco ralado. Está pronta a servir! :)

Atenção: este mousse é de consumo imediato, pois se ficar a repousar durante horas irá "assentar" não vai deixar de ter aspecto de uma mousse!

28

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Códigos de desconto:

Instagram