Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Mostarda com Grãos

 

18

A mostarda, dentro dos molhos habituais, é o mais saudável de todos. Para quem não sabia, a mostarda provém de sementes, que contêm imensos benefícios. Como muitos outros alimentos naturalmente picantes, as sementes de mostarda são anti-inflamatórias e aceleram o funcionamento do organismo, para além de serem ricas em ferro e magnésio.

 

Infelizmente as mostardas que encontramos à venda possuem muitas vezes ingredientes como açúcar, conservantes e quantidades incontroláveis de sal. Por isso, criei esta receita de mostarda com grãos ao estilo Dijon! Fica óptima para temperar pratos e para barrar em pão/tostas.

oil glu sug

Ingredientes (para um frasco igual ao da foto):

 

  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • Meia chávena de vinho branco
  • 1 Chávena de água
  • 3 Colheres de sopa de vinagre branco
  • 5 colheres de sopa de sementes de mostarda castanhas
  • 5 colheres de sopa de sementes de mostarda brancas moídas ou mostrada em pó
  • Alho em pó q.b.
  • Sal q.b.
  • Açafrão q.b.

 Receita:

Para fazer uma mostarda rica e saborosa, é necessário preparar um caldo para demolhar as respetivas sementes. Para isso, vamos juntar num tacho sobre lume alto a cebola e os dentes de alho cortados, a água, o vinho e o vinagre. Quando o caldo ferver, baixar o lume e deixar cozinhar durante 15 min.

Coar o caldo (a cebola e o alho que restaram podem ser usados noutros pratos ou sopas) e deitar nele as sementes de mostarda, o sal e o alho em pó a gosto. Para que as sementes inchem completamente e absorvam todos os sabores é necessário deixá-las de molho em caldo por cerca de 24/30 horas (fora do frigorífico), tapadas com película aderente. 

19

Quando as sementes estiverem bem inchadas (como na última foto de cima), estão prontas para próximo passo. Agora é necessário transferir todo o preparo num tacho e levar ao lume. Deixar ferver e cozinhar por cerca de 10 minutos ou até obter a consistência desejada (se for necessário podem adicionar um pouco de água). 

 

Uma vez cozinhada a mostarda, vamos desligar o lume e intensificar a sua cor com o açafrão em pó, apesar deste passo ser opcional.

20

A mostarda está agora pronta para ser transferida para um frasco de vidro! Pode ser consumida de imediato, no entanto, se ficar a repousar durante cerca de 48h no frigorífico os sabores vão-se intensificar.

21

 

 

9 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Facebook

Códigos de desconto:

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.