Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Massa cremosa com cogumelos-ostra

5

Mais uma receita reconfortante para estes dias mais frios! Desta vez é de uma massa estilo tagliatelle com um molho cor-de-rosa bem cremoso, no entanto, muito menos pesada do que as massas tradicionais, pois não usei nenhuma gordura pura para a confecção deste prato. Para fazer esta massa usei cogumelos-ostra frescos que acrescentaram uma boa consistência ao prato, no entanto, podem usar outros tipos de cogumelos. Para além disso, usei massa tagliatelle de arroz (comprei no continente, também podem encontrar em lojas de produtos asiáticos), mas em último caso podem usar massa tagliatelle normal.

 

oil glu sug

Ingredientes (para duas porções):

 

  •  Cerca de 150 gr de massa de arroz estilo tagliatelle
  •  150 gr de cogumelos-osta frescos, cortados em tiras
  •  1 alho-francês grande, cortado em meias-luas
  •  4 Colheres de polpa de tomate ou molho de tomate (receita de molho de tomate caseiro aqui)
  •  4 Colheres de leite de coco de lata
  •  1 Colher de sopa de molho de soja
  •  Temperos: piri-piri em pó, alho em pó, pimentão-doce em pó.

DSC_0005

Receita:

 

1 - Levar a ferver uma panela com água; quando a água ferver, acrescentar a massa e cozer conforme as instruções da embalagem (no caso da minha foram só 2 min). Acabado o tempo de cozimento, desligar a massa, escorrê-la e passar por água fria para parar de cozer.

2 - Entretanto, levar ao lume uma frigideira anti-aderente com 1 colher de leite de coco. Saltear o alho-francês até ficar mole, durante cerca de 5 minutos.

3 - Acrescentar os cogumelos-ostra, o molho de soja e os temperos. Se necessário, acrescentar mais leite de coco para os legumes não agarrarem à frigideira. Saltear durante mais 5 minutos.

4 - Num como ou numa taça, preparar o molho cor-de-rosa: misturar a polpa/molho de tomate com o leite de coco e com 3 colheres de água. Acrescentar este molho aos cogumelos, misturar bem.

5 - Deixar que o molho ferva durante um pouco para apurar. Quando os cogumelos estiverem com a consistência desejada, adicionar a massa previamente cozida.

6

 Agora é só incorporar a massa com o molho e servir imediatamente :)

7

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.