Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Leite Dourado

3

 

Tenho partilhado na página de facebook do blog artigos e publicações sobre os benefícios da curcuma (açafrão), nomeadamente por ser um alimento anti-cancerígeno. Já partilhei algumas maneiras de consumir o açafrão, nomeadamente no Caril Indiano, na Mostarda com Grãos e na Sopa para Bronzear

Hoje trago-vos uma maneira diferente e deliciosa de consumir a curcuma, numa bebida aconchegante. Esta bebida é perfeita para ser consumida em alturas frias, antes de dormir ou simplesmente quando queremos relaxar. É muito fácil de ser preparada e os ingredientes são bastante acessíveis! Optei por usar curcuma em pó (açafrão) por ser mais fácil de encontrar e mais barato.

 

Alguns benefícios de Leite Dourado:

  • Desintoxicante, limpando o nosso organismo de toxinas e metais pesados.
  • Anti-inflamatório, excelente para travar o início de uma virose, constipação ou outra infecção.
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Energizante, aumenta os níveis de energia
  • Anti-cancerígeno
  • Analgésico natural

 

Tudo isto graças à curcuma e por maximizarmos o seu valor nutricional pela adição da pimenta preta e de gordura saudável (leite de coco), permitindo com que o nosso organismo absorva facilmente todos os nutrientes. Quando a curcuma é consumida isoladamente, sem a adição destes ingredientes-reforço, só uma pequena parte dos seus nutrientes é aproveitada pelo nosso corpo.

gluten oil

Ingredientes:

  • 1 Chávena de leite vegetal (usei leite de coco)
  • Curcuma/Açafrão em pó
  • Pimenta preta q.b.
  • Óleo de coco (no caso de usarem outro leite vegetal que não o de coco, pois os restantes não têm gordura natural)
  • Adoçante a gosto (usei açúcar de coco)
  • Canela em pó q.b.

 Receita:

 

1 - Primeiro vamos preparar a pasta de açafrão. Para isso, numa frigideira anti-aderente vamos colocar algumas colheres de sopa de açafrão em pó e cobrir com água. Misturar.

2 - Acrescentar um pouco de pimenta preta e voltar a misturar. A pasta vai engrossar rapidamente, se for necessário podem adicionar mais água.

3 - Cozinhar a pasta durante alguns minutos, desligar o lume e deixar arrefecer.

 

cats

4 - Podem transferir a pasta para um frasco e guardar no frigorífico, para usar neste leite bem como em caril. Façam quantidade de pasta consoante o uso que lhe vão dar.

DSC_0024

5 - Para fazer o leite dourado propriamente dito, vamos levar ao lume uma chávena de leite vegetal, preferencialmente de coco. Deixa-se aquecer e adiciona-se uma colher de chá de pasta de curcuma, uma pitada de canela e o adoçante a gosto. Se usarem outro leite vegetal sem ser o de coco, adicionem também uma colher de chá de óleo de coco, que servirá de gordura saudável.

Deixar levantar fervura, desligar e servir imediatamente.

1

4 comentários

Comentar post

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.