Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Leite de soja & Tofu caseiros

DSC_0042 (2).JPG

Esta receita vai ser dois em um, pois para fazer tofu primeiro é necessário fazer leite de soja. Esta receita rende um bloco de tofu que dá para cerca de 3 porções, sendo que cada porção sai a cerca de 40 cêntimos. Vai ser um bocadinho mais comprida por ter muitas fotos passo-a-passo para vos ajudar :)

 

Ingredientes:

 

  • 250 gramas de grãos de soja, demolhados durante a noite 
  • Sumo de meio limão
  • 1 Colher de vinagre branco

Utensílios:

  •  Uma liquidificadora
  •  Morim (tecido que se usa para fazer tofu, compra-se nos lojas de tecidos e drogarias)
  •  Panela grande
  •  Peneira de metal + panela pequena na qual dê para encaixar a peneira
  •  Escumadeira de metal
  •  Algo para fazer de peso (usei frasco de sal + pesos de metal)

 

Receita:

Partir com as mãos os grãos de soja, para irem saindo as cascas dos grãos. Repetir este processo até a maioria das cascas vir à superfície, e retirá-las, pois elas são a parte mais amarga. Colocar metade dos grãos na liquidificadora com cerca de 2 copos de água potável; processar em velocidade alta até formar uma uniforme.

1

Preparar a panela grande e o morim por cima da panela (podem usar também uma2 escorredor por baixo do morim para dar mais suporte, como está na foto); deitar o líquido batido para o tecido e moleá-lo até sair todo o leite. Repetir este processo batendo os restantes grãos de soja e retirando deles o leite.

 

Uma vez escorrido todo o leite, este tem que ser levado ao lume, para tirar um pouco o amargo. Assim, deixa-se aquecer o leite em fogo baixo, mexendo constantemente, e até ele ferver. Deixar ferver durante 2 minutos e depois desligar. Obteram agora leite de soja fresquíssimo! Podem ficar por aqui se não quiserem fazer o tofu, ou podem até reservar um pouco do leite e fazer tofu com o restante. Vamos proceder ao tofu, então.

Depois de fervido o leite, desligar o lume e deixá-lo repousar durante 5 minutos. Durante esse tempo, vamos preparar o coagulante: num copo, misturar sumo de meio limão, com uma colher de vinagre branco e com  colheres de água. Passados os 5 minutos, deitar o coagulante para o leite, o mexer bem para o incorporar. Esperar cerca de 10 min ou até que o leite forme coágulos grandes.

3

 Preparar a panela pequena com a peneira, e dispor o morim por cima dela. Com a ajuda da escumadeira, ir deitando as partes sólidas para o morim, pressionando-as. Uma vez deitados todos os miolos, ups, coágulos, pressioná-los bem uma última vez e fechar o morim. Deve ser posto em cima algum tipo de peso, como por exemplo um frasco grande de sal grosso, para escorrer o restante líquido.

4

O tempo de repouso do tofu vai depender do peso que está sobre ele, variando entre meia hora e uma hora. Depois disto, deitar o tofu em água gelada para solidificar ainda mais. Está pronto a ser usado! Deve ser conservado num tupperware com água, no frigorífico.

11 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

WORKSHOP HAMBÚRGUERES PORTO (Nova data):

WS PrROBIÓTICOS PORTO (nova data):

Códigos de desconto:

Instagram