Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Leite de coco caseiro

DSC_0015

Tal como prometido, venho aqui deixar a técnica para fazer leite de coco caseiro! Este leite é especial, pois para o preparar utilizo um coco seco inteiro em vez de coco ralado de pacote, sendo assim este leite menos processado e com mais propriedades para nós. 

 

Podem encontrar cocos inteiros nos lojas El Corte Inglés, Jumbo, Continente, Pingo Doce e frutarias. Costuma rondar os 1.99/kg, sendo que cada coco fica geralmente por menos de 1 euros. Ora, como cada embalagem de coco ralado custa também à volta de 1 euros, compensa mesmo muito utilizar o coco inteiro!

 

Primeiro, porque o leite fica mais rico e concentrado. Segundo, fica mais natural e menos processado, pois o coco ralado embalado é sempre muito resseco e perde grande parte dos nutrientes. Terceiro, o resíduo que vai restar do leite feito com coco inteiro vai ser mais saboroso, sendo melhor para ser utilizado nas receitas posteriores!

 

Vão precisar de:

  • 1 coco inteiro partido, separado da casca * (dica de como o partir no final do post)
  • Água potável, quente
  • Liquidificadora
  • Pano/utensílio para coar 

 Técnica:

1 - Passar os pedaços de coco por água (por causa do resíduo da casca), cortá-los em tiras finas e colocar na liquidificadora.

2 - Colocar água quente suficiente para cobrir o coco

3 - Processar até o coco ficar em papa.

4 - Filtrar o leite utilizando um tecido ou coador.

5 - O último resíduo vai ser mais escuro, por causa da casca interior do coco. Dependendo do uso que vão dar ao resíduo, guardem esta parte ou não!

 

E está pronto para ser transferido para os frascos, de preferência de vidro! Vou usar este leite, bem como o seu resíduo nas próximas receitas, estejam atentos! :)

DSC_0017

DSC_0018 

* Para partir o coco: com a ponta de uma faca, espetar cada uma das três saliências no topo do coco. Uma das saliências vai ser mole; "cavar" esta saliência até fazer um buraco que permita retirar a água de coco. Umas vez retirada a água, colocar o coco dentro de vários sacos de plástico, ir para um local em que chão marcado não seja um problema (não me responsabilizo por danos no chão das vossas casas eheh) e bater com o coco no chão algumas vezes, até ficar partido em pedaços pequenos.

9 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

WORKSHOP HAMBÚRGUERES PORTO (Nova data):

WS PrROBIÓTICOS PORTO (nova data):

Códigos de desconto:

Instagram