Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Lasanha Vegan&Sem glúten

 

Depois de algum tempo de ausência de receita novas...elas estão de volta, e em grande! Confesso que nunca tive grande paixão por lasanha. É sempre um prato muito pesado, muitas vezes mesmo quando na sua versão vegetariana. Por isso, nunca fiz grande esforço (ou melhor, nenhum) para recriar este prato. 

 

No entanto, certo dia, tinha no frigorífico perdidas uma beringela e uma courgette, e dicidi que queria cozinhá-las de maneira diferente. Tinha também ingredientes normais para fazer um refogado, umas lentilhas coral e tudo necessário para fazer o meu queijo vegetal para gratinar. Com isto, e de maneira muito espontânea, surgiu esta receita de lasanha 100% natural, vegan, sem glúten e sem soja :)

 

Verde.jpg

Ingredientes (para cerca de 4 porções):

  • 1 alho-francês grande, picado
  • 500 gr de cogumelos paris, picados
  • 3/4 de chávena de lentilhas coral, cruas
  • 2 tomates picados
  • Cerca de 1/2 de chávena de polpa de tomate
  • 1 Courgette
  • 1 Beringela
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 Porções de queijo vegetal para gratinar ou outro queijo vegetal à escolha
  • Temperos: Sal, pimenta preta, orégãos, salsa q.b


Receita:

 

1 - Numa frigideira ou wok começar por saltear o alho-francês em azeite. Quando estiver dourado, acrescentar os cogumelos picados e o sal e os temperos a gosto. Saltear até os cogumelos diminuírem de tamanho (cerda de 3 min).

2 - De seguida, acrescentar ao refogado o tomate e a polpa de tomate, mexer muito bem.

3 - Por fim, acrescentar as lentilhas coral e um pouco de água, se necessário. Tapar e deixar refogar durante 10 minutos.

2.jpg

Entretanto, prepara-se o queijo vegetal para gratinar, corta-se a beringela e a courgette e põe-se o forno a aquecer. Quando estiver tudo pronto, é só montar a lasanha! Comecei por colocar camada de courgete, seguida de cama da refogado, com queijo vegetal por cima. Repeti o processo mas utilizando a courgete. E assim vai-se alternando até ao fim! 

output_LaLtsN.gif

No final, termina-se com o refogado e reserva-se uma dose de queijo (mas não se coloca já). Coloca-se a lasanha num forno a cerca de 200ºC, tapada com papel de alumínio. Depois de cerca de 20 min no forno, retira-se o papel de alumínio e coloca-se a última camada de queijo, e vai ao forno alguns minutos para gratinar.

3.JPG 

4.JPG

 

11 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

WORKSHOP HAMBÚRGUERES PORTO (Nova data):

WS PrROBIÓTICOS PORTO (nova data):

Códigos de desconto:

Instagram