Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Kimchi - o que é?

DSC_0040.JPG

A próxima receita nova a sair no blog vai ser de kimchi, e antes disso achei melhor publicar primeiro um post informativo sobre este alimento, para não haver dúvidas depois!

 

Kimchi é um tipo de legumes fermentados típico do Japão e de outros países orientais. A base costuma ser a couve chinesa e a nabo janonês, podendo serem adicionados outros legumes. Kimchi tradicionais costuma levar também rodelas de lulas cruas e caldo de peixe, para ficar com um sabor distinto. Mas a verdadeira marca deste probiótico sãoos flocos de malagueta, que lhe conferem a cor e o sabor picante característicos. 

 

O termo "kimchi" deriva de uma palavra coreana "shimchae", que significa salgar vegetais. Como neste tipo de alimentos o sal é indispensável pois serve como conservante, as porções dos mesmos devem ser moderadas por serwem bastante altas em sódio. 

 

capture-20160321-161410.png

Em relação aos nutrientes (segundo www.organicfacts.net.), Kimchi é um alimento baixo em calorias, rico em fibras e nutrientes. Tem diversas vitaminas, como A, B1, B2 e vitamina C. Também estão presentes aminoácidos essenciais e minerais, como cálcio, ferro e selénio. Também estão presentes neste probiótico os antioxidantes e bactérias benéficas Lactobacillus.  A quantidade de gordura e açúcar são muito baixas, noentanto, devido ao uso de sal, tem bastante sódio.

 

Encontrei também esta tabela do Korea Food Research Institute, com a repartição por macro e micro nutrientes do Kimchi, pode ser útil também. 

Em relação ao processo de fazer o kimchi, os vegetais em primeiro lugar são lavados, salgados e organizados em frascos juntamente com o molho especial e os flocos de malagueta. Após isso, ficam cerca de 2-3 dias à temperatura ambiente para fermentarem. Depois disso, podem ser guardados durante muito tempo no frigorífoco. 

Receita completa de Kimchi com sabor autêntico mas vegan dentro de dias no blog!

 

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

WORKSHOP HAMBÚRGUERES PORTO (Nova data):

WS PrROBIÓTICOS PORTO (nova data):

Códigos de desconto:

Instagram