Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Kimchi caseiro

17.JPG

Aqui está a minha mais recente experiência de alimentos fermentados! Tal como tinha indicado no post informativo, kimchi tradicional leva rodelas de lulas e outros elementos de peixe, mas como é óbvio esta versão vai ser 100% vegetal. Neste post vou relevar truques e ingredientes que vão dar à este kimchi aquele sabor salgado do mar, ficando muito parecido ao tradicional.

Esta é uma receita crua, de um probiótico natural, mas com um teor elevado de sal e picante, pelo que as suas porções devem ser moderadas e acompanhados sempre de outros alimentos neutros, como o arroz.

Todos.jpg

 Ingredientes (rende 2 frascos grandes):

  • 1 Couve chinesa
  • 1 Nabo japonês (daikon - opcional)
  • 1 Pimento vermelho
  • 1 Maça (opcional)
  • Tira de alga kombu
  • Alguns cogumelos shitake desidratados (opcional)
  • Dentes de alho (usei 8)
  • Flocos de malagueta (comprei numa loja de produtos asiáticos)
  • Sal grosso marinho

 

Os flocos de malagueta são o ingrediente que confere o sabor e a cor característica à este prato. Podem ser encontrados em lojas de produtos orientais ou podem fazer os vossos flocos, deixando secar as malaguetas e depois moendo-as numa liquidificadora ou processador de alimentos.

 

Se não quiserem usar os flocos de malagueta porque não gostam de picante ou porque querem que seja um prato apropriado para crianças, podem simplesmente descartá-los ou subsituí-los por flocos de pimento normal, não picante (a técnica para fazê-los é a mesma).

8.JPG

 Receita:

 

1 - Começamos por cortar a couve em 4 partes.

2 - Depois, cortamos cada parte em pedaços pequenos.

3 - Num balde colocamos 4 copos de água e 1/3 de copo de sal grosso. Passámos os pedaços de couve por essa água, lavando-os muito bem.

4 - Colocamos numa outra taça/balde os pedaços de couve lavados e acrescentamos algumas pitadas de sal grosso, misturando. Deixamos a couve assim durante algumas horas, para libertar água (deixei 4 horas).

9.jpg

5 - Entretanto, colocamos os cogumelos shitake e alga kombu num prato ou tigela e cobrimos com um copo de água a ferver, deixamos repousar enquanto a couve repousa também.

6 - Passado o tempo de repouso, colocamos os shitake, a água de demolha (não utilizamos a alga), o pimento, os dentes de alho e a maça. Processamos tudo até obter um molho homogéneo.

7 - Descascamos o bano e cortamos em tiras pequenas. Colocamos sal grosso por cima.

10.jpg

 9 - Quando estiver tudo pronto para montar o kimchi, descartamos a água que a couve libertou e escorremos muito bem a mesma.

10 - Colocar flocos de malagueta (cerca de 1 colher de sopa) no nabo (mantemos a água que este libertou).

11 - Acrescentar a couve escorrida ao nabo, misturar muito bem e se quiserem acrescentar mais flocos de malagueta.

12 - Por fim, acrescentar o molho e misturar tudo muito bem.

11.jpg

O passo a seguir é colocar o preparado em frascos de vidro limpos, ou então num só frasco grande. De seguida, com a tampa fechada mas não apertada até ao fim, deixamos a kimchi fermentar durante cerca de 3 dias à temperatura ambiente. 

12.JPG

Para saberem se a kimchi está fermentada ou não, devem abrir a tampa e verificar se a ouvem a borbulhar, ou seja, a formar gás. No meu caso demorou 3 dias a criar este gás, se fosse no Verão provavelmente demoraria apenas 2. 

Depois de estar fermentada e antes de ser consumida, deve ser guardada no frigorífico. Como é um alimento fermentado, tem um prazo de validade quase infinito, desde que seja guardado no frigorífico. 

13.JPG

15.JPG

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Próximos Workshops:

Códigos de desconto:

Instagram