Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Iogurte de soja caseiro

1

Desta vez partilho convosco com uma técnica de culinária incrível (modéstia à parte eheh). Já há muito tempo que andava a procura de alguma técnica simples para fazer iogurte vegetal caseiro, que não envolvesse iogurteiras, agar-agar ou compra de probióticos especialmente para o efeito.

Descobri que é possível fazer fermentar o iogurte com o rejuvelac - água de demolhar os grãos, que começam a germinar durante este o processo. Geralmente usa-se o rejuvelac de trigo, porém, usei rejuvelac de arroz integral - dá um sabor mais leve ao iogurte e este fica isento de glúten. Este líquido pode ser consumido tal como é, tem excelentes propriedades para o organismo e permite fermentar com facilidade o iogurte.

oil glu sug

Vão precisar de:

  • Arroz integral 
  • Leite de soja sem açúcar (usei leite caseiro - receita aqui)
  • Frascos de vidro

 Receita:

 

1 - Primeiro, é necessário fazer o rejuvelac. Para isso, coloquem num frasco de vidro um pouco de arroz bem lavado e cubram com água filtrada. Esta água deve ser trocada a cada 24 horas. O arroz vai demorar entre 24 a 48 horas a germinar, e quando estiver pronto, vai ter pequenas bolhas à superfície (se abanarmos um pouco o frasco é suposto virem à superfície mais bolhas). O meu preparado atingiu este ponto passadas 30 horas de repouso, com uma troca de água.

 

2 - Depois de termos obtido o nosso rejuvelac, deitar 2 a 3 colheres de sopa deste líquido para o frasco em que vamos fazer o iogurte. A quantidade de rejuvelac vai depender do tamanho do frasco (usei 2 colheres para o frasco da foto acima).

 

3 - Depois de deitar o rejuvelac no frasco, vamos enchê-lo com o leite de soja, ficando assim o leite misturado com o rejuvelac. Agora é só fechar o frasco com a tampa e deixar repousar em temperatura ambiente entre 12 a 30 horas, para fermentar. O meu demorou cerca de 15 horas a fermentar, depois das quais o iogurte já estava bem sólido!

2

Durante o tempo de repouso, vão abrindo a tampa do iogurte para ver se este solidificou. Uma vez solidificado, deve ser guardado no frigorífico e deve ser consumido nos próximos 6 dias, aproximadamente.

 

O resultado final é um iogurte natural com um leve sabor azedo, sem conservantes, açúcar e ingredientes estranhos!

3

30 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Próximos Workshops:

Códigos de desconto:

Instagram