Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Hummus de beterraba

DSC_0164.JPG

Mais uma receita leve e colorida para os dias quentes! Adoro hummus, desde o clássico até às variações com diferentes sabores, como é o caso deste. Acho que esta é uma receita muito boa para as pessoas que não adoram beterraba, mas que querem aprender a consumi-la mesma por causa dos seus benefícios

 

Este hummus pode ser utilizado como entrada, petisco ou mesmo uma refeição completa, combinada com palitos de legumes, verduras e uns wraps. Se utilizarem grão de lata/frasco e beterraba já cozida, a receita fica pronta em alguns minutos! Eu opto sempre por cozer tudo em casa, mas nada contra este "atalho".

Verde.jpg

Ingredientes:

  • 1 Chávena de grão cozido (ou uma lata de 250 ml)
  • 1 beterraba média cozida, ralada
  • 3 cs de sementes de sésamo (ou tahini já pronto)
  • Sumo de meio limão
  • 2 dentes de alho
  • Pimenta preta e sal grosso q.b.
  • Azeite q.b.

 

Receita:

 

Tal como já disso, uma vez tendo todos os ingredientes, a receita fica pronta em minutos! Podem processar os ingredientes numa picadora, máquina do género 123 ou liquidificadora. 

 

1 - Comecem por colocar apenas o grão na maquina, e processem até ficar desfeito em papa. Reservem.

2 - De seguida, colocam-se os restantes ingredientes com excepção da beterraba na máquina  (as sementes de sésamo, o alho, o sumo de limão, o azeite e os temperos), e processam-se até formarem uma pasta homogénea (podem adicionais mais azeite ou água para ajudar a processar).

3 - Agora é só juntar à esta pasta o grão previamente desfeito, e a beterraba ralada, e voltar a processar até obter a consistência desejada.

output_ipaKTq.gif

Eu optei por servir este hummus com palitos de cenoura, pepino e batata, e a combinação ficou muito boa! Podem também utilizar palitos de courgette ou mesmo servir o hummus como molho para noodles de courgette! Acho que resulta sempre num prato muito apelativo, que pela sua cor, vai convencer mesmo as crianças.

Podem conservar este hummus no frigorífico, num recipiente bem fechado, até 4 dias.

DSC_0132.JPGDSC_0173.JPG

DSC_0174.JPG

 

4 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Próximos Workshops:

Códigos de desconto:

Instagram