Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Hambúrgueres de feijão preto

DSC_0042

Esta receita é um must meu para o adiantamento de refeições para a semana. Criei estes hambúrguers com o objetivo específico de poderes ser feitos em grande quantidade, para serem congelados e obtermos assim uma fast-food personalizada! Para além de serem práticos por poderem ser congelados, são também muito económicos e os ingredientes usados são muito básicos. No entanto, a nível nutricional, nada lhes falta! Carregados de proteína e isentos de gordura, são perfeitos para uma refeição equilibrada

 

oil glu sug

 Ingredientes (para cerca de 10 hambúrgueres - podem duplicar a receita):

  • Três chávenas de feijão preto cozido, escorrido.
  • 1 Cebola picada.
  • 1 Pedaço de gengibre ralado.
  • 4 Colheres de sopa de sementes de linhaça moída,demolhada com o dobro de água
  • Cerca de meia chávena de flocos de aveia ou farinha de aveia.
  • Temperos: sal grosso, pimentão picante em pó, cominhos em pó.
  • Ervas:usei endro e orégãos, podem usar outras ervas aromáticas a gosto.

 Receita:

 

1 - Colocar o feijão numa liquidificadora ou num processador de alimentos, e processar até formar uma papa com alguns feijões inteiros. Podem optar também por esmagar o feijão com um esmagador de batatas.

2 - Numa taça grande, deitar o feijão esmagado e misturar com a cebola picada, com o gengibre ralado, com os temperos e com as ervas. Podem provar para ajustar as quantidades dos temperos.

1 (2)

3 - Deitar as sementes de linhaça demolhadas juntamente com a água no mesmo processador de alimentos, e processar até as sementes estarem partidas e formarem uma massa pegajosa, parecida ao ovo. Se optaram por usar farinha de linhaça, este passo não é necessário.

4 - Deitar o nosso "ovo de linhaça" para a mistura do feijão e incorporar com a mãos, até toda a mistura ficar pegajosa.

2 (2)

5 - Triturar (no mesmo utensílio usado para passos anteriores) os flocos de aveia. Se estão a usar farinha de aveia, este passo não é necessário.

6 - Ir acrescentando, aos poucos, a farinha de aveia à mistura de feijão. Ir misturando com as mãos até a aveia ficar uniformemente distribuída. Quando a massa manter-se firme nas mãos (como na foto abaixo), a mistura está no ponto e não é necessário acrescentar mais aveia.

3 (2)

7 - Formar os hambúrgueres. Para isso, devem molhar as palmas das mãos (para a massa não ficar colar às mãos), formar bolas com o mesmo tamanho e achatá-las até ficarem com a forma desejada.

 

Os hambúrgueres estão prontos a serem congelados ou serem confeccionados! Para congelar, untem uma tábua de cortar com papel vegetal e disponham dela os hambúrgueres, cobrindo-os com mais papel vegetal. Levem a congelar na posição horizontal durante cerca de 5 horas no mínimo; depois disso, podem retirar os hambúrgueres da tábua, cortar o papel vegetal em quadrados para separar os hambúrgueres e transferi-los para um saco.

 

Estes hambúrgueres ficam muito bons feitos no forno sem qualquer óleo, ou então na frigideira com um pouco de óleo. Neste caso, fiz no forno sem óleo e servi com a minha mostarda de grãos.

 

DSC_0002

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.