Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Guacamole & batatas sem gordura

5.jpg

Batatas e guacamole, haverá combinação mais perfeita? Quem me conhece sabe que sou louca por batatas e admito que não resisto à umas boas batatas-fritas! No entanto, é possível fazer batatas aos palitos deliciosas sem qualquer adição de gordura.

 

Faltam dois dias para a Páscoa e só se vêm ovos de chocolate por todo o lado. Confesso que nunca gostei muito dos ovos de chocolate, mas este ano estive muito perto de experimentar fazê-los. No entanto, depois desta versão de "ovos" de Páscoa salgados, deixei a ideia para o ano eheh

Já fiz durante muito tempo batatas no forno cortadas às rodelas ao estilo "chips", mas estas não ficam tão boas quando feitas sem gordura...tendem a colar muito ao tabuleiro e nem sempre cozinhar de maneira consistente. Por isso, tenho optado por palitos de tamanho médio, que resultam na perfeição nesta receita. 

Para cortar os palitos uso a lâmina Borner, que facilita imenso o trabalho e permite obter palitos perfeitos num minutos. Pessoalmente, não descasco as batatas, mas podem optar por retirar a casca.

Em relação ao guacamole, escolham sempre abacate e tomate bem maduros e ligeiramente moles ao toque!

 

glu sug oil.png

 

Ingredientes:

 

Para as batatas:

  • 4 batatas brancas médias
  • 1 pitada de sal grosso
  • Curcuma + pimenta preta em pó (Usei este mix da Iswari)
  • Pimentão doce q.b.

Para o guacamole:

  • Polpa de 1 abacate grande
  • 1/4 de cebola roxa
  • 1 tomate grande
  • 1 pimento italiano verde
  • Sumo de meio limão
  • Sal & pimenta preta q.b.

Receita:

1 - Cortar as batatas aos palitos e secar bem as mesmas com uma toalha de cozinha limpa. Numa taça, envolver bem as batatas com os temperos. Dispor as batatas na grelha do forno em cada única, deixando algum espaço entre cada batatas. Leva-las ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. O segredo para estas batatas é exactamente cozinha-las na grelha, assim ficam cozinhadas uniformemente e não colam!

2 - Entretanto, esmagar o abacate e cortar todos os ingredientes para o guacamole. Salgar o tomate cortado e descartar o sumo que este libertar (para depois o guacamole não ficar demasiado aguado).

3 - Juntar os restantes legumes ao tomate, bem como a polpa de abacate, o sumo de limão e a pimenta preta. Misturar tudo e reservar no frigorífico.

Servir o abacate na sua própria casca juntamente com as batatas!

1.jpg

3.JPG

4.JPG

 

2 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Próximos Workshops:

Códigos de desconto:

Instagram