Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Golubtsi - Couve Recheada

1

Esta é a segunda receita da série das receitas do leste adaptadas para serem vegan (e tanto esta, como primeira, sem glúten). Para quem perdeu, a primeira receita foi uma deliciosa sopa de beterraba - Borsch - que podem ver aqui. A receita de hoje, são rolinhos de couve recheados com arroz, legumes e soja fina (que substiúi a carne picada). 

 

Este prato dá algum trabalho, mas vale muito a pena o esforço, pois a apresentação é fantástica e os ingridientes são muito simplês e económicos. Usei arroz basmati branco, pois nesta receita o arroz integral não vai funcionar, por ser muito solto.

 

Verde

 

Ingredientes (para cerca de 5 porções):

  • 1 copo de arroz basmati
  • 1 copo de soja fina demolhada
  • 1 cebola grande picada
  • 1 couve lombarda (dependendo do tamanho da couve, vão usá-la toda ou não)
  • 1 cenoura ralada
  • 2 dentes de alho
  • Polpa de tomate com cebola e alho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Salsa fresca picada
  • 2 Folhas de louro
  • Pimenta preta q.b.
  • Pimentão-doce q.b.
  • Sal grosso q.b.

 Receita:

1 – Pôr a cozer o arroz. Entretanto, numa frigideira ou num wok começar por saltear a cebola em azeite.

2 – Quando a cebola ficar translúcida e tostada, acrescentar a cenoura ralada e temperar com sal, pimenta preta e pimentão-doce.

3 – Saltear durante 5 min e acrescentar a soja. Saltear até ficar com os sabores apurados.

4

 

4 – Uma vez cozido o arroz e preparado o refogado, misturam-se os dois numa taça e juntam-se os dentes de alho ralados e salsa picada. Deixa-se arrefecer.

5 – Agora que já temos o recheio pronto, vamos preparar as folhas de couve. Para torná-las mais manuseáveis, vamos recortar o caule da couve e fervé-la inteira durante uns 10 minutos. Passado alguns minutos, retiram-se as folhas mais exteriores que já devem estar cozidas e deixa-se cozer o resto da couve, repetindo este processo (para que as folhas exteriores não cozam demais).

7 – Uma vez preparadas as folhas, vamos recortar delas a parte da coule mais dura, para que a folha fique lisa.  As folhas maiores, cortamos a meio, para que os golybtsi fiquem com o tamanho uniforme.

 

essa

8 – Agora é só enrolar as folhas com o recheio! Vamos usar técnicas um pouco diferentes para as metades e para as folhas inteiras (acho que as fotos ajudam!).

 

6

Para as metades, colocamos um pouco de recheio de meio, dobramos a parte com o caule e dobramos mais uma vez, obtendo uma espécie de triângulo. Em cima, restaram as folhas moles, vamos emporrar estas para dentro, “fechando” assim o envelope triângular. Para as folhas inteiras, colocamos o recheio do meio e enrolamos no sentido do coule. Empurramos para dentro as folhas soltas nas duas pontas, e temos o envelope pronto.

 

10 – Agora é só guisar os rolinhos para dar o toque final. Para isso, dispomos numa panela grande camadas de golybti com algumas colheres de polpa de tomate entre elas. Finalizamos com as folhas de louro partidas, a polma de tomate e água ou caldo de cozer a couve até cobrir metade dos golybtsi.

7

Bastam uns 15 minutos para os sabores ficarem apurados, mas fica ao vosso critério (eu deixei uns 20). Estes rolinhos constituem em si uma refeição completa, pelo que podem acompanhar apenas com salada. Espero que gostem desta receita e que será uma boa novidade para voces :)

 

2

3

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.