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Dicas da Oksi

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Germinados (Sprouting) - o quê são, como germinar?

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 Todos vocês devem conhecer, e adorar, os rebentos de soja - são leves, crocantes e muito frescos. Os rebentos de soja são dos poucos germinados que se tornaram populares e que se encontram à venda em qualquer supermercado. No entanto, a variedade não fica por aí! Descobre já quais são os benefícios dos germinados, que alimentos podem ser germinados e como fazê-lo em casa.

 

Germinação é um processo que consiste em demolhar uma semente, um grão de cereal, uma leguminosa ou uma oleaginosa e posteriormente deixá-la num ambiente húmido até o ela brotar, ou seja, dar origem a uma nova planta. Esse processo faz com que a digestão dos alimentos seja muito mais fácil e aumenta também o seu valor nutricional. Assim, um mesmo alimento, juntamente com alguns dias de paciência, adquire uma nova vida e torna-se uma fonte (ainda maior) de nutrientes. 

 

Para além de aumentar a quantidade de nutrientes do alimento, o processo de germinação diminui também a quantidade de anti-nutrientes (que impedem ou dificultam a absorção de alguns nutrientes). O verão é a altura perfeita para germinar, pois o ambiente quente e húmido acelera este processo.

 

 

Alimentos que podem ser germinados:

 

≻ Sementes: girassol, linhaça, cânhamo, trigo sarraceno, etc

≻ Leguminosas: soja, grão-de-bico, lentilhas, feijão azuki, etc

≻ Grãos de cereais: trigo, centeio, cevada, arroz, etc.

≻ Oleaginosas: caju, amendoim, amêndoa, nozes, etc.

 

Como germinar?

O processo é bastante simples. No entanto, é essencial usarem alimentos crús, não processados e biológicos, caso contrário é pouco provável que estes germinem. Então, devem demolhar algumas colheres de sopa do alimento escolhido para germinar durante a noite (no caso das leguminosas deve ser durante 48h). De seguida, devem lavar o alimento sobre água corrente com a ajuda de um coador. De seguida, dispor o alimento numa única camada num prato ou numa tampa, por exemplo. Polvilhar com água por cima.

 

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Repetir o processo de lavar o produto (e a superfície em que ele repousa) uma vez por dia, e repetir o processo de polvilhar com água duas vezes por dia (ou três no caso de estar numa temperatura muito quente). O tempo que o alimento vai demorar a germinar depende do tipo de alimento e da sua qualidade. Normalmente, sementes, trigo e trigo sarraceno germinam muito facilmente em 2-3 dias. O alimento que segundo a minha experiência demorou mais tempo a germinar foram os feijões azuki (6 dias).

 

Uma vez germinado o alimento, este deve ser consumido de preferência cru, para manter as suas propriedades, ou salteado. Os germinados podem ser usados em saladas, sandes, batidos, cereais e até para fazer pão de cereais germinados. Deixo algumas fotos de germinados prontos a consumir :) 

(Foto 1 - Trigo, Foto 2 - Trigo sarraceno, Foto 3 - Feijão Azuki)

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Sobre a autora

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Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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