Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Gelado de Matcha

1

 Apesar do Verão já ter passado, os gelados continuam bem-vindos, certo? Ainda para mais se forem com base de fruta e feitos apenas com ingredientes naturais. Já tinha publicado a receita original do gelado de banana de chocolate, feito com bananas previamente congeladas, trituradas na hora. O gelado que vou partilhar hoje também é com base de banana, porém, o processo para o fazer é diferente.

Usei Matcha - chá japonês ao pó, para contrabalançar a doçura das bananas e para fornecer uma fonte  de antioxidantes e minerais, alternativa ao consumo tradicional deste alimentos em forma de chá. Por ter uma dose de chá verde, este gelado é um bom substituto ao café, quando precisarmos de uma ajuda para despertar!

Todos

Ingredientes:

  •  3/4 bananas muito maduras
  •  1 colher de chá cheia de chá Matcha
  •  Leite vegetal q.b. (usei de coco)
  •  Adoçante - opcional (não usei).

2

Também vão precisar de formas para fazer gelados individuais. As que eu usei (foto em baixo) são da Ikea e custaram 1.50. A quantidade exata de bananas vai depender do tamanho das formas que usarem.

 

Receita:

Provavelmente a receita mais curta de todas! É só colocar as bananas num liquidificador com o mínimo de leite vegetal, apeanas o suficiente para processar as bananas (usei 1/3 de copo). Processar as bananas com leite até ficarem em papa homogênea.

Acrescentar o Matcha e voltar a processar até incorporar todo o pozinho mágico. Provar a mistura para decidir se é necessário acrescentar algum adoçante. 

Uma vez feita a mistura do gelado, é só vertê-las nas formas e colocar as tampinhas!

3

Estes gelados demoraram cerca de 2 horas a congelar. Aguentam algumas semanas no congelador, podem ir sendo consumidos aos poucos. Antes de comerem o gelado, devem retirá-lo do congelador e deixar à temperatura ambiente durante alguns minutos, ou então passar por água quente para conseguirem retirar a tempa.

Espero que tenham gostado desta receita de snack/sobremesa diferente, doce e refrescante ao mesmo tempo :)

4

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.