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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

"Douradinhos" vegan & s/glúten

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 Finalmente uma receita nova! Eu sei, eu sei, não tenho publicado receitas com regularidade a que vos habituei...mas há alturas em que temos de estabelecer bem as prioridades e o tempo não estica para tudo. Ainda assim, faço por ir publicando algumas receitas aqui sempre que posso! Adoro esta troca de conhecimentos e não a substituo por nada :)

 

A receita de hoje surgiu num dia em que não me apetecia comer tofu salteado, como normalmente o como. Então decidi levar esta proteína vegetal a um outro nível. Para quem não gosta de tofu, acreditem que preparando-o desta maneira vão gostar! Para além disso, se sentem a falta daquele sabor "a mar" ou se estão a tentar consumir mais algas, esta é a receita perfeita para vocês. 

 

O tofu fica com um sabor incrível pois é marinado, envolvido em alga e panado. Para o cozinhar, costumo optar por fritar em 1cs de óleo de coco em azeite. Apesar de não ser a forma de preparo mais saudável, não necessita de muita gordura. Se preferirem, podem optar por fazer os douradinhos no forno, colocando-os num tabuleiro com papel vegetal untado com um pouco de azeite ou óleo de coco.

 

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Ingredientes (para 2 porções):

  • 250 gr de tofu firme
  • 2 quadrados de algas nori (para sushi)
  • 2 cs de farinha de arroz ou de grão
  • Sumo de 1 limão
  • 4 cs de linhaça moída
  • 2 cs de levedura nutricional (compro aqui, usem código KBP532 para 5$ de desconto)
  • Alho em pó q.b.
  • Pimenta preta q.b.
  • Sal marinho q.b.
  • Pimentão doce q.b.
  • Azeite/óleo de coco q.b.

 

Receita:

 

1 - Na véspera ou algumas horas antes, marinar o tofu já cortado com o sumo de limão, o pimentão doce e a pimenta preta.

2 - Preparar o polme: misturar a farinha de arroz/grão com um pouco de água, até ficar com a consistência de polme.

3 - Preparar a mistura para panar: misturar a linhaça, a levedura nutricional, o alho em pó e um pouco de sal marinho.

4 - Cortar a algo nori em tiras da largura dos pedaços de tofu. Colocar cada tira à volta de cada pedaço e passar os mesmos pelo polme. De seguida, passar pela mistura para panar.

5 - Uma vez prontos todos os douradinhos, é só frita-los durante cerca de 4 min de cada lado ou então levar ao forno a 180ºC durante cerca de 20 min.

 

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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