Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Documentários sobre a saúde que ainda não viste

DSC_0063.JPG

 

Hoje temos mais um post dedicado aos documentários! Tal como no primeiro - Documentários para quem gosta de cozinhar  - hoje trago-vos 4 documentários que adorei sobre a saúde. Acreditem que já vi muitos (!), mas estes 4 destacaram-se por serem relativamente desconhecidos e apresentarem a informação de uma maneira muito interessante.

 

Não posso dizer que concordo com nenhum deles a 100%, nem quero que vocês sigam a informação neles transmitira de forma religiosa. Importa é inspirarmo-nos e adaptarmos a informação ao nosso caso particular :)

 

Os primeiros 3 eu vi no Netflix (a aproveitar o primeira mês gratuito, fica a dica) mas podem encontra-los online e através de Torrent. O terceiro está disponível da íntegra no Vimeo (o link está em baixo) e é o único para o qual não existem legendas em português.

 

1 - What the health

WhatTheHealth_Interview-1500x800.jpg

 

Produzido pelo Joaquin Phoenix, este documentário leva-nos numa viagem pelas grandes indústrias dos alimentos processados e também as farmacêuticas. Conta com relatos de alguns representantes das mesmas e também com muitos médicos e cientistas. O filme vai estabelecendo ligações e relatando informações que as grandes indústrias escondem de todos nós. A realidade exposta (americana) é um pouco diferente da nossa portuguesa e confesso que o filme acaba por ser demasiado sensacionalista, mas ainda assim acho que é um bom partido para quem está a começar a explorar esta temática da saúde. 

 

2 - The C Word

MV5BYjM4MWUwYjItOTg3Zi00MWMzLTgzZDgtNmM3ZDYwZmRiN2

Tal como o cartaz indica, é um documentário sobre o cancro. Narrado pelo Morgan Freeman, conta a história da luta do médico David Servan-Schreiber contra o cancro e contra a maneira como se tem lutado contra este. Com o slogan "It's time for cancer to be afraid of us" - "Está na altura do cancro ter medo de nós" - o documentário convida-nos a compreender o cancro enquanto doença e uma abordagem holística para travar essa doença. Durante o filme surgem relatos de advogados, médicos e políticos que expõem um pouco as indústrias a realidade das indústrias farmacêuticas, de cosméticos, de alimentos processados, entre outras. Recomendo este filme a todos e não só para aqueles que já lutaram ou lutam com a problemática em questão, pois e tal como o filme transmite, o essencial é remediar!

 

3 - Happy

happy_title.jpg

Porque a saúde não se limita ao físico, o documentário "Happy" é dedicado ao bem-estar psicológico, mais especificamente à felicidade. Este filme combina relatos de pessoas com diferentes experiências de vida de todo o mundo e depoimentos de cientistas na área da saúde mental, explorando as verdadeiras bases da felicidade. Achei fascinante toda a pesquisa científica realizada nesta área e os seus resultados. Por exemplo (um pequeno spoiler), sabiam que o nosso estatuto social, o emprego, o salário e bens materiais contribuem apenas em 10% para a nossa felicidade? Dá que pensar! Achei um filme perfeito para se ver em família e apropriado para as crianças!

 

4 - But it's vegan 

635821730_1280x720.jpg

Encontrei este documentário por acaso no youtube, ao contrário dos outros este é muito mais breve (23 min) e é amador, realizado pelo Richard Steffens. O documentário é sobre uma pequena experiência realizada com um grupo de 8 jovens. Durante um mês, 4 deles alimentaram-se com alimentos vegetais e saudáveis, sem a inclusão de processados e ainda realizaram algum exercício físico; a restante metade optou por uma dieta  cheia de alimentos processados, fritos e com açúcar, "desde que fossem vegan". Antes e depois da experiência foi feita a comparação das análises médicas e do bem-estar subjectivo dos jovens...acham que houve diferenças entre os grupos? Vejam para descobrirem! Achei interessante pois actualmente vejo muitas pessoas a tratar os conceitos de "saudável" e "vegan/vegetariano" como relacionados, e nem sempre é o caso...

O filme está disponível aqui: https://vimeo.com/218348745

2 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Oksana, mais conhecida por Oksi. Apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Workshops Ovar:

Workshop Porto:

Workshops Lisboa:

Códigos de desconto:

Instagram