Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Documentários para quem gosta de cozinhar (ou quer aprender a gostar)

DSC_0151.JPG

Hoje trago-vos um post diferente do costume. Desde sempre que adoro ver documentários sobre tudo e mais alguma coisa, e ultimamente tenho encontrado muitos novos e ainda relativamente desconhecidos em Portugal. Hoje trago-vos 4 sugestões de documentários  (ou séries documentais) sobre a culinária, perfeitos para quem gosta de cozinhar ou está a tentar aprender a gostar!

 

Cozinhar é uma necessidade que tem sido desvalorizada pelas gerações mais novas, no entanto e como comer bem está na moda, sinto essa tendência de preparar a comida em casa a voltar cada vez mais (e ainda bem). Para algumas pessoas, cozinhar é também uma arte e uma maneira de nos expressarmos e comunicarmos. E eu sou uma dessas!

 

Mais uma vez, aproveitei o mês gratuito do Netflix para ver estes documentários, mas se não tiverem essa possibilidade, penso que os podem encontrar em formato Torrent. Devo alertar que os documentários sugeridos não são 100% vegan, no entanto, são bastante vegan-friendly!

 

Os primeiros 3 eu vi no Netflix (a aproveitar o primeira mês gratuito, fica a dica) mas podem encontra-los todos online.

 

1 - Chef's table (Temporada 1, Ep. 1 - Alain Passard)

transferir.jpg

Chef's table é uma série de 4 episódios sobre diferentes Chefs. Destaquei o de França, que é o primeiro episódio, pois foi aquele que mais me marcou. O episodio relata o percurso do Chef Alain Passard, proprietário do Restaurante Arpège, que conta com 3 estrelas Michelin. Este chefe de renome, depois de muitos anos a cozinhar pratos tradicionais franceses, reinventou toda a ementa do seu restaurante, reduzindo drasticamente os produtos de origem animal usados e passando esta a ser à base de plantas. Apesar de muitas críticas recebidas, continuou com a sua arte de cozinhar com frutas e legumes e ganhou o respeito do público. 

 

cats.jpg

 

2 - Chef's Table (Temporada 3, Ep. 1 - Jeong Kwan)

Screen_Shot_2017_02_18_at_2.27.58_PM.png

Destaco mais um episódio da sério documental Chef's table, decicado à Jeong Kwan. A pópria protagonista afirma que não é chefe, no entanto, já ensinou muitos dos melhores chef's de estrelas Michelin do mundo. A Jeong é monja desde a sua adolescência, num templo na Coreia do Sul. Desde cedo, decidiu procurar liberdade e encontrou-a num estilo de vida budista, dedicando a sua vida essencialmente à meditação, preparação de alimentos no templo e realização de aulas e workshops de culinária fora deste. O documento explora o processo de cultivo e preparação das frutas e dos vegetais (nada de origem animal) do tempo e mostra-nos a paixão da Jeong pela cozinha simples e de qualidade. Eu adorei este documentário e fiquei ainda mais inspirada para cozinhar e comer melhor!

 

3 - Theater of Life

maxresdefault (1).jpg

 

Theather of life leva-nos numa viagem pelos 6 meses de existência do "Refettorio Ambrosiano", que consistiu num refeitório criado para alimentar os desfavorecidos utilizando apenas os desperdícios alimentares da Expo Milão de 2015. Chef Massimo Bottura e outros 60 chefes de renome internacional transformaram aquilo que seria lixo em refeições de qualidade que alimentaram muitas bocas. Adorei este filme por chamar a atenção para o tema do desperdício alimentar, que é muito relevante nos dias de hoje. Para além disso, mostra-nos como é possível cozinhar refeições de luxo utilizando ingredientes simples e, acima de tudo, que cozinhar é também um ato de carinho e amor.

 

4 - Spinning Plates

Spinning-Plates.jpg

Spining Plates retrata a história de três restaurantes muito distintos mas com um objectivo comum: reunir as pessoas e propiciar-lhes uma experiência. Desde um restaurante com 4 estrelas Michelin, até um restaurante estilo buffet que está na família há 7 gerações e um pequeno dinner familiar, são nos apresentadas as pessoas e as histórias por trás dos negócios. Este documentário mostra-nos que, independentemente da intenção que colocamos nos nossos pratos - explorar a nossa criatividade, alimentar os outros, ganhar o suficiente para sobreviver, transmitir uma mensagem através da comida - a vontade de cozinhar para os outros tem de vir de dentro.

1 comentário

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Códigos de desconto:

Instagram