Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Dicas com: óleo de rícino

4

Desta vez o post das dicas de beleza é dedicado exclusivamente ao óleo de rícino, no qual vou apresentar três usos deste óleo: nas pestanas, no cabelo e na pele. Óleo de rícino é também conhecido por óleo de mamona, e é obtido da planta Ricinus communis

 

Este ouro líquido é usado em diversos tratamentos de beleza e também no tratamento de certas doenças. Ao contrário de muitos outros óleos com usos estéticos, este óleo encontra-se facilmente em farmácias/ervanárias e lojas de produtos naturais e é muito económico. O frasco na foto de cima tem 150 mL (o que rende imensas utilizações) e custou-me 1.80 €. Vamos então ver como se pode usar este óleo para nos tornar ainda mais lindas! :)

 

Para fortalecer/aumentar as pestanas:

 

Aplicar diariamente antes de dormir um pouco do óleo de rícino nas pestanas. Para facilitar esse processo, podem utilizar um frasco novo, igual aos frascos de rímel, ou optar por reutilizar um frasco de rímel já gasto. Para isso, é necessário limpar qualquer resto de rímel (água quente ajuda) do frasco e enche-lo posteriormente com o óleo. 

Também podem acrescentar um pouco de óleo ao rímel que usam no dia-a-dia e misturar bem. Assim ao mesmo tempo que têm as pestanas destacadas por rímel, estão a tratar delas!

3

 

Para travar queda do cabelo e promover o seu enriquecimento:

 

Máscaras capilares com óleo de rícino, com especial atenção ao couro cabeludo são muito utilizadas contra a queda do cabelo, pois restauram os fios desde a sua raiz e promovem a crescimento de cabelos novos.

Neste caso, também é muito importante a persistência do tratamento: a máscara deve ser feita uma vez ou duas vezes por semanas, todas as semanas.

Para fazer esta máscara capilar devem misturar uma porção de óleo de rícino com uma porção de um outro óleo mais líquido (como azeite virgem), pois o óleo de rícino é muito espesso para ser aplicado em cabelo. De seguida, aplicar com os dedos a máscara no couro cabeludo e fazer movimentos circulares, ou seja, uma massagem capilar. Este processo de massajar o couro cabeludo é muito importante para ativar a circulação do sangue e para ajudar o óleo a penetrar na pele.

Podem deixar a máscara entre uma hora ou mesmo durante a noite, ou seja, dormir com ela. Depois para retirar a máscara devem usar um champô transparente, pois os champôs leitosos já são hidratantes de si e não irão retirar a máscara.

 

Para hidratar e nutrir a pele da face:

 

Sabem aquela sensação quando a pele está mesmo fofinha e bem hidratada, mas ao mesmo tempo firme? Máscara facial de óleo de rícino deixa esse efeito! 

Para fazer a máscara basta aplicar óleo de rícino cerca de 1 hora antes de irem dormir, e dormir com ele. A aplicação da máscara algum tempo antes de dormir permite com que o óleo penetre a pele e que não fique a "escorrer" quando se forem deitar!

Vão notar que a máscara ao ser aplicada fica muito oleosa e pegajosa na pele, mas ao acordar vão ver o efeito incrível que ela tem na face. Para além de hidratar e nutrir a pele, rícino estimula também a produção de colagéneo na pele, ajudando a prevenir as rugas.

 

Espero que tenham aprendido alguma coisa nova com este post, e agora toca a correr as farmácias a procura do óleo! :D para qualquer dúvida basta comentarem em baixo. 

 

10 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Códigos de desconto:

Instagram