Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Cuidados de pele de verão

 Chega o Verão, o sol, a água salgada do mar, a desidratação..e a nossa pele às vezes não consegue lidar com todas as exigências desta altura do ano! Por isso, é muito importante adequar os cuidados de pele para os dias mais quentes.

 

Já faz ano desde que publiquei o primeiro post da secção Beleza - Produtos do bem - e este já está muito desactualizado em relação ao que tenho usado. Por isso, decidi fazer este post e partilhar convosco os produtos que tenho usado e que cuidados tenho tido. 

 

Para quem está dentro do mundo de produtos Vegan & Cruelty-Free, sabe que não é fácil encontrar marcas que preencham estes dois critérios, e que ao mesmo tempo sejam acessível e adequadas ao nosso tipo de pele. A maioria dos produtos dos quais vou falar são da marca Jason Natural, que descobri há menos de um ano e que tenho adorado (este post não é patrocinado pela marca e fui eu que adquiri todos os produtos, mas Srs. da Jason estão à vontade para me enviar mais alguns eheh). 

 

Não se pode dizer que é uma marca 100%vegan porque tem 1 produto que contém cera de abelha (Tea Tree/cooling Mineral gel & muscle pain therapy), de resto, todos os seus produtos são vegan e não são testados em animais (acho que mais valia descontinuarem o tal gel ou mudar a fórmula para serem 100%vegan, mas isso sou eu!). 

 

Bem, vamos falar de cada produto por ordem?

 

cats.jpg

 

   

   1 - Jason Natural, Protector Solar Mineral, SPF 30

 

   2 - Jason Natural, Gel Hidratante Aloe Vera

 

   3Jason Natural, Óleo de pele Vitamina E

 

   4Esponja Facial Konjac com carvão de bambu

 

   5Madre Labs, Tónico com Hamamélis e pétalas de rosa

 

   6Jason Natural, Creme Hidratante com Aloe Vera

 

 

 

   1 - Jason Natural, Protector Solar Mineral, SPF 30

 

Podemos usar cremes de rosto muito bons, mas se não usarmos um bom protector solar todos os dias (e não só quando vamos a praia!) estamos a prejudicar imenso a nossa pele. Há uns 3 anos que uso protector solar praticamente todos os dias do ano. No entanto, antes usava protetor solar químico da farmácia, o que quer dizer que são os seus componentes químicos que não deixam com que os raios UV atingam as células a pele. Para além destas marcas típicas não serem cruelty-free, os protectores químicos contêm substâncias bastante agressivas e nada naturais.

Outro tipo de protectores solares são os físicos - contêm metais (normalmente óxido de zinco) que reflectem os raios solares, não havendo penetração destes na pele. Este tipo de protector penetra muito pouco a pele e é aconselhável para peles sensíveis e crianças. Para quem não sabe, o zinco tem imensos benefícios para a pele e é a base para muitas pomadas e cremes de tratamento. 

No caso particular do protector solar físico da Jason, este não contém parabenos, SLS, petrolato e é a prova de água. Tem um SPF de 30 que protege muito bem a pele (eu antes usava sempre de 50, mas é só uma questão de reaplicar mais frequentemente). A única desvantagem é que é um pouco difícil de espalhar, especialmente para quem está habituado aos protectores químicos.

 

   2 - Jason Natural, Gel Hidratante Aloe Vera

 

Usando ou não protector solar, algumas horas ao sol podem deixar a pele queimada e irritada. Este verão, num dia de praia nublado só pus protector solar uma vez por achar que os raios não eram fortes..estava enganada, e queimei a pele. Nós próximos dias andei a por este gel de Aloe Vera e devo dizer que ajudou imenso a acalmar a pele e a evitar que "descascasse". Agora uso sempre este gel depois de um dia praia para hidratar e acalmar a pele, mesmo que não tenha ficado com ela vermelha.

 

   3Jason Natural, Óleo de pele Vitamina E

 

Continuando com o tema de hidratação, já há algum tempo tempo que ganhei o hábito de usar algum óleo em vez de creme hidratante à noite. Antes usava sempre óleo de coco, mas desde que descobri este óleo da Jason com vitamina E que tenho alternado os dois! A vitamina E é excelente para nutrir o pele e o cabelo, podemos fazer isso através da ingestão de alimentos ricos em mesma ou ampliar esse potencial aplicando-a directamente. Este óleo em particular tem um cheiro agradável e natural, é fácil de espalhar (não é pegajoso) e dura imenso tempo.

 

   4Esponja Facial Konjac com carvão de bambu

 

Passando para a parte da limpeza da pele, descobri há cerca de meia ano a esponja konjac e desde então que esse processo tem sido muito mais agradável. A esponja konjac é 100% natural pois é feita de uma planta, e tanto serve para limpar a pele como também esfolia levemente a mesma. Uso-a no banho, juntamente com o sabonete de alcatrão, sobre o qual já falei aqui.

 

 5Madre Labs, Tónico com Hamamélis e pétalas de rosa

 

Depois de limpar a pele com esponja, gosto de usar um tónico para retirar da pele os resíduos mínimos que tenham restado. Durante muitos anos não usei tónico pois todos que experimentava irritavam e "picavam" a minha pele, por causa do álcool que continham. Resolvi experimentar o tónico da Madre Labs exactamente por não conter álcool, e fiquei rendida! Limpa muito bem a pele, tem um cheiro suave e natural a rosas e a embalagem é muito grande, pelo que vai render muito.

 

   6Jason Natural, Creme Hidratante com Aloe Vera

 

Depois da pele limpa, é então a altura de aplicar o hidratante, e quando não uso os óleos que referi anteriormente, uso este creme hidratante com aloe vera. É um creme muito leve que é rapidamente absorvido, perfeito para ser usado de manhã. O cheiro é mais uma vez, muito suave e fresco, e o aloe vera dá uma sensação de um leve frio que sabe muito bem!

 

Espero que tenham gostado desta partilha e mini-review de produtos de cuidados de pele que tenho usado, se tiverem sujestões de outros produtos vegan e naturais, comentem abaixo!

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.