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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Crackers nutritivos

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Criei esta receita de crackers/tostas nutritivas para acompanhar o baba ganoush, e ficaram perfeitas! São com base em duas farinhas diferentes, para aumentar a quantidade de nutrientes, para além do uso de sementes variadas. Estes crackers são rápidos de preparar e conservam-se durante cerca de 6 dias num recipiente bem fechado.

 

Usei farinha de aveia, que naturalmente não contém glúten mas que pode estar contaminada pelo mesmo; se tiverem alergia/intolerância ao glúten, utilizem aveia sem glúten certificada.

 

São perfeitos para serem acompanhados de algum patê, eu acompanhei com baba ganoush e ficou uma combinação perfeita!

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Ingredientes (para um tabuleiro standart de forno):

  • 1 copo de farinha de milho
  • 1 copo de farinha de aveia (é só triturar aveia)
  • 2 cs de sementes de sésamo
  • 2 cs de sementes de linhaça
  • 1 cs de levedura nutricional (opcional) - dá um sabor à queijo e tem imensos nutrientes (compro aqui)
  • 1/4 cs de curcuma em pó
  • Pimenta preta e sal grosso q.b.
  • Cerca de meio copo de leite vegetal
  • Alho em pó para polvilhar 

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Receita:

1 - Misturar numa taça todos os ingredientes secos.

2 - Acrescentar, aos poucos, o leite vegetal, até a mistura ficar com textura de areia molhada, que pode ser moldada.

3 - Estender a massa, com a ajuda de um rolo de massa, por cima de papel vegetal com a forma do vosso tabuleiro. A espessura deve ser de cerca de 3-5 mm. Quando tiver a espessura desejada, cortar a massa de acordo com a forma que querem dar aos crackers (podem usar faca, cortador de pizza ou mesmo formas de biscoitos). 

4  - Polvilhar a massa com um pouco de alho em pó (opcional).

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Agora é só levar ao forno aquecido a cerca de 180ºC durante uns 20 minutos, sendo que devem ser virados a meio do tempo. Devem colocar o tabuleiro mais a meio do forno, para que os crackers não torrem demasiado.

Como já indiquei, são o complemento perfeito para baba ganoush, cuja receita vou publicar amanhã!

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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