Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Cogumelos com broa

5.jpg

 

E, num piscar de olhos, estamos no primeiro dia oficial de inverno e faltam 3 dias para o Natal. Adoro usar esta época festiva para experimentar receitas novas e mais exuberantes, que também às vezes acabam por ser menos saudáveis...mas nesta altura não se contam calorias, certo? 

 

Este ano não tive muito tempo para preparar mais do que uma sugestão de prato principal natalício (diz-se que há por aqui um mestrado a ser acabado), mas relembro a receita do Rolo de Seitan Recheado do ano passado. Eu adorei esta receita e foi a que fiz para a ceia do ano passado, mas confesso que dá bastante trabalho. Assim, para este ano, criei uma receita muito simples e cujos ingredientes podem ser adquiridos na íntegra em qualquer supermercado

 

Fiz então estes cogumelos recheados e com broa. Usei cogumelos portobello, acho que são perfeitos para serem recheados e têm um sabor muito "carnudo". No entanto, podem usar cogumelos paris ou marron, mais pequenos, e fazer uma espécie de entradas ou tapas, seguindo esta receita. De qualquer das maneiras, acho que ficam perfeitos para serem acompanhados por Batatas Hasselback ou por um arroz do estilo marroquino. 

 

Para quem ainda não sabe o que oferecer aos mais chegados e está tentado a comprar aqueles chocolates ou bombons muito atractivos de supermercado, relembro as receitas publicadas nas semanas passadas - Brigadeiros de mandioca e Barras de sementes cruas - perfeitas como prendas comestíveis

 

Mas adiante, vamos à receita dos cogumelos?

 

sug oil.png

Ingredientes (para 2 porções)

  • 4 Cogumelos portobello frescos grandes (2 por pessoa, podem multiplicar)
  • 1 alho-francês inteiro cortado em juliana fina (usei a mandolina Borner para facilitar este processo)
  • Meia lata de azeitonas pretas
  • Meia broa de milho desfeita
  • Alho em pó q.b.
  • Salsa desidratada q.b.
  • Sal grosso e pimenta preta q.b.
  • Azeite q.b.

1.JPG

 

 

Receita:

 

1 - Retiram-se os pés dos cogumelos. Temperamos as cabeças com um pouco de sal grosso, regamos com azeite e levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 min, ou até desidratarem parcialmente.

2 - Entretanto, salteamos o alho-francês em azeite, temperando-o com sal e pimenta preta. Passados uns 3 min, acrescentamos os pés de cogumelos picados e cozinhamos até ficarem tenros. Por fim, adicionam-se as azeitonas picadas e rectificam-se os temperos.

3 - Desfaz-se a broa de milho e mistura-se com um pouco de salsa desidratada e alho em pó.

4 - Agora é só rechear as cabeças dos cogumelos e colocar a broa por cima, pressionando-a ligeiramente de maneira a que crie uma crosta.

5 - Regam-se os cogumelos com um fio de azeite e levam-se ao forno a 180ºC durante cerca de 15 min ou até dourarem. Estão prontos!

2.JPG

6.jpg

4.JPG

 

1 comentário

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Códigos de desconto:

Instagram