Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Chips de cenoura

7.jpg

Sempre adorei cenoura, seja crua aos palitos, ralada, cozida ou no forno. Até há pouco tempo só tinha comida cenoura laranja, aquela que todos nós usamos no dia-a-dia. No entanto, encontrei há algumas semanas cenoura de diferentes variedades à venda: amarela, roxa e laranja. Ao ver o contraste entre as cores surgiu-me logo a ideia de fazer uma espécie de chips de diferentes variedades de cenoura, um snack ou acompanhamento impressionante e fácil de preparar.

 

Apesar de adorar chips de batata branca ou batata doce, é sempre bom variarmos. Apesar de ter usado diferentes variedades de cenoura, esta receita pode ser feita apesar com a cenoura laranja, ou mesmo utilizando outras raízes. 

O resultado são umas chips deliciosas, caramelizadas e bem doces e salgadas ao mesmo tempo.

 

Verde.jpg

Ingredientes:

  • 3 cenouras, uma de cada cor (amarela, laranja e roxa)
  • 2 cs de azeite ou óleo de coco
  • Pitada de sal e pimenta preta

 

Receita:

 

1 - Começamos por cortar as cenouras em rodelas bem fininhas. Eu utilizei para isso a mandolina Borner, que foi uma grande ajuda para que as chips ficassem todas com a mesma espessura.

1.JPG

2 - Uma vez cortadas todas as cenouras, colocamos as mesmas numa taça, juntamente com os temperos e o azeite/óleo de coco. Mexemos bem para incorporar tudo.

 

3 - Dispõem-se as rodelas, em camada única, num tabuleiro de forno untado com papel vegetal. É essêncial que não haja, dentro do possível, sobreposição de camadas de cenoura, para que estas não fiquem cozidas em vez de assadas.

 

4 - Levam-se as chips ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Eu não precisei de virar as chips, mas se estas começarem a torrar muito de um lado, podem virá-las a meio do tempo de cozedura. Estão prontas a serem devoradas!

 

4.JPG

 

8.JPG

DSC_0027.JPG

 

2 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Próximos Workshops:

Códigos de desconto:

Instagram