Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Cheescake de Maracujá (vegan)

1.jpg

Já há algum tempo queria criar uma receita de cheescake vegan. Sempre gostei desta sobremesa, pois não costuma ser muito doce e há sempre alguma fruta presente, o que me agrada. Depois de vistas muitas versões vegan de cheescakes que já existem e nenhuma me ter agradado por completo (ou por levares tofu, ou por levarem imenso óleo de coco...), criei esta receita.

 

Esta é uma interpretação mais clássica do tradicional cheescake, pois não é uma receita crua. Optei por utilizar agar-agar para ajudar a solidificar as duas partes superiores, pois preferi isso à alternativa de juntar imenso óleo de coco para que fosse assim uma receita crua. 

 

Na base vamos usar principalmente as oleaginosas em vez de bolachas, e também esta receita será sem açúcar e sem glúten, o que já é habitual por aqui.

 

Para a fruta optei por maracujá, pois criei esta receita quando estava nos Açores e os mesmos abundavam. No entanto, podem usar qualquer outra fruta.

 

Verde.jpg

 

 

Ingredientes (para uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro):

     

      Para a base:

  • 70 gr de amêndoas
  • 6 tâmaras
  • 70 gr de coco ralado
  • 4 cs de óleo de coco derretido

      Para o recheio:

  • 1 lata de leite de coco
  • 100 gr de cajus previamente demolhados (pesados antes de demolhar)
  • Sumo de meio limão
  • Meia chávena de água
  • 2 cs de flocos de agar-agar

      Para a camada da fruta:

  • Polpa de 10 maracujás (os meus eram muito pequenos)
  • 3 cs de açúcar de coco
  • 1 cs de agar-agar
  • Água q.b.

 

 

Receita:

 

1 - Para a base, é só triturar todos os ingredientes da mesma numa picadora/liquidificadora até ficarem com a consistência de areia molhada que dê para moldar. Untamos a forma com óleo de coco e papel vegetal e moldamos a base com a ajuda de um copo, empurrando-a para baixo.

 

2 - Para a camada do "queijo", vamos começar por bater o caju e o leite de coco juntamente com a água e o sumo de limão numa liquidificadora, até ficar com consistência cremosa. Reservamos a base no frigorífico.

 

3 - De seguida, colocamos o preparado num tacho e levamos ao lume. À parte, dissolvemos as 2cs de agar-agar com um pouco de água e adicionamos ao preparado. Cozinhamos, mexendo constantemente e em lume baixo, durante 5 minutos (ou mais, de acordo com as instruções da embalagem do agar-agar). 

 

4 - Uma vez cozinhada a camada de "queijo", deitamos a mesma na forma e volta-se a colocar no frigorífico.

 

5 - Para a camada da fruta, o processo é o mesmo. Colocamos a polpa de maracujá, o açúcar de coco e a água num tacho. À parte, mistura-se 1cs de agar-agar com um pouco de água e adiciona-se ao preparado. Cozinhamos durante 5 minutos e deitamos no cheescake.

 

6 - Uma vez montado o cheescake, este deve repousar cerca de 2h no frigorífico, para solidificar e arrefecer.

 

Apesar de ser bastante calórico, este cheescake é uma alternativa saudável, pois é rico em gorduras essenciais e não possui alimentos processados. É uma sobremesa que irá surpreender os cépticos da alimentação veg(etari)ana, pois é uma versão bastante fiel à tradicional. Experimentem!

 

2.JPG

 

3.JPG

 

5.jpg

 

9 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

WORKSHOP HAMBÚRGUERES PORTO (Nova data):

WS PrROBIÓTICOS PORTO (nova data):

Códigos de desconto:

Instagram