Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Carbonara Vegan

DSC_0055.JPG

 

Carbonara e vegan...duas palavras que não combinam muito, certo? Confesso que ainda de entrar neste estilo de vida adorava carbonara tradicional. No entanto, é daqueles pratos mesmo muito gordurosos, pesados e sem grandes nutrientes. Não me lembro ao certo da última vez em que comi uma carbonara, mas o fato é que desde há algumas semanas que apetecia-me uma massa cremosa deste género.

 

Tinha muitos shitake frescos em casa então tive a ideia de fazer uma espécie de carbonara com "bacon" de shitake (às vezes nem eu sei onde vou buscar essas ideias...). Para a massa optei por esparguete integral em vez de esparguete branco; podia ter usado esparguete sem glúten mas acho que ia colar muito e não ia ter a mesma firmeza, no entanto, se não comerem glúten de todo, podem optar por massa sem glúten.

 

sugar.jpg

 

 

Ingredientes (para uma porção):

  • Uma porção de esparguete integral
  • 6 shitake médios
  • 1 dente de alho
  • Fio de azeite

      Para o molho

  • 1/3 de chávena de cajus demolhado
  • 1 cs de levedura nutricional (compro aqui)
  • Sumo de meio limão
  • Sal grosso e pimenta preta q.b.

     Para a marinada para os shitake:

  • 1 cs de açúcar de coco (compro aqui, mas podem usar açúcar mascavado)
  • 1 cs de óleo de coco
  • 2 cs de molho de soja

Receita:

 

1 - Retirar os pés dos cogumelos e fatiar as partes de cima. Misturar num prato os ingredientes da marinada, e levar ao banho-maria ou ao microondas para o açúcar de coco derreter. 

2 - Passar cada um dos bocadinhos de shitake pela marinada, e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno durante cerca de 25 min. a 180ºC, virando os pedaços de shitake a meio do tempo de cozimento.  

cats.jpg

 

3 - Entretanto, coloca-se a massa a cozer e prepara-se o molho. Para isso, basta colocar todos os ingredientes do molho numa liquidificadora, colocar água suficiente para os cobrir e processar até virar uma pasta cremosa.

4 - Numa sertã saltear o dente de alho em azeite até ganhar um pouco de cor e, de seguida, colocar o molho. Deixar o molho ferver um pouco até ficar mais grosso.

5 -  Quando o "bacon" de shitake estiver pronto, retirar os pedaços, pica-los grosseiramente e colocar no molho. cats1.jpg

Agora é só escorrer o esparguete e misturar com o molho. Servir imediatamente! Eu servi com alguns pedaços de "bacon" que reservei e salsa desidratada. 

DSC_0063.JPG

DSC_0058.JPG

DSC_0079.JPG

DSC_0081.JPG

14 comentários

Comentar post

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

WORKSHOP HAMBÚRGUERES PORTO (Nova data):

WS PrROBIÓTICOS PORTO (nova data):

Códigos de desconto:

Instagram