Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Caldo Verde Vegan

2

Caldo Verde, a mais emblemática sopa tradicional portuguesa! Esta sopa tem um sabor bastante marcante e com uma combinação interessante de texturas. É feita à base de caldo de batata ao qual adiciona-se a couve portuguesa cortada especialmente para este efeito e rodelas de chouriço, picante ou não.

 

Para que esta sopa torne-se vegan, só temos que substituir o chouriço por chouriço vegetal.

 

A sopa terá, ou não, glúten consoante o chouriço vegetal que escolherem. O chouriço que eu escolhi é à base de seitan, por isso tem glúten. Vamos à receita, então? :D

sugar

Ingredientes (para 3 porções):

  • 100 gr de chouriço vegetal cortado em rodelas (ou mais, se gostarem)
  • 4 batatas médias, descascadas e cortadas em cubos
  • 1 cebola grande, picada grosseiramente
  • 2/3 chávenas de couve para caldo-verde
  • 2 Dentes de alho, picados
  • Azeite q.b.
  • Temperos: pimentão picante, sal grosso, pimentão-doce.

 

Receita:

 

1 - Deitar numa panela grande 1 litro de água e deixar que levante fervura. Adicionar a batata, a cebola, o sal e os temperos a gosto. Cozinhar em lume baixo até a batata estar completamente cozida.

2 - Entretanto, aquecer uma frigideira com um pouco de azeite e saltear nesta as rodelas de chouriço com o alho. Deixar que o choriço fique douradinho de albos os lados (sem queimar o alho eheh).

3 - Quando o caldo com a batata e cebola estiver pronto, triturar este com uma varinha mágina ou com uma liquidificadora até ficar homogêneo. Se estiver muito grosso, adicionem um pouco mais de água.

4 - Transferir o caldo batido para a mesma panela e voltar a levar ao lume, adicionando-lhe a couve. Misturar e cozinhar durante 4 min.

5 - Por fim, adicionar o churiço salteado com alho à sopa e misturar tudo muito bem.

1

A sopa está pronta a servir! Para quem adorava caldo verde antes de entrar no estilo de vida vegetariano, vão adorar esta sopa, pois fica igual à versão tradicional. Também podem fazer esta sopa para mostrar aos amigos e familiares cépticos que a comida vegan é tão saborosa e rica como todas as outras.

DSC_0011

3

Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Próximos Workshops:

Códigos de desconto:

Instagram