Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Borsch - sopa de beterraba

1.jpg

Tinha dito na página de facebook do blog que as próximas receitas novas iriam ser de inspiração de leste, e aqui está a primeira delas! Borscht, é a sopa tradicional ucraniana, sendo também muito popular na Polónia e Rússia, com algumas variações. É uma sopa muito rica e nutricinalmente completa, que engloba em cima a entrada e a refeição principal. 

 

A receita tradicional é feita com ossos para tornar o caldo mais ""rico"" mas não há necessidade disso. Costuma-se servir com natas azedas por cima, mas podem usar iogurte natural de soja, por exemplo.

gluten

 

Ingredientes (5/6 porções, panela grande):

  • 5 Batatas médias cortadas em palitos grossos
  • 1/1 Chávena de feijão branco previamente demolhado
  • 1 beterraba descascada, cortada a meia
  • 1/3 de couve lombarda picada grosseiramente
  • 1 alho-francês picado
  • Meia cebola ou 1 inteira média picada
  • 1 Dente de alho
  • 3 Colher polpa de tomate com cebola e alho
  • 2 colheres Vinagre branco
  • Sal grosso q.b.
  • 1 Colher de sopa de açúcar (pode ser de coco)

 

Receita:

 

1 - Ferver cerca de 1/3 de panela de água juntamente com o feijão, a cebola e a beterraba cortada a meio.

2 - Deixar ferver o preparado durante 30 minutos, e acrescentar a batata e o repolho. Quando a beterraba estiver cozida, retirá-la e deixar arrefecer. Quando estiver arrefecida, ralar a beterraba. (deixa-se o resto da sopa a cozer)

3 - Enquanto que a sopa coze, numa frigideira, saltear com um pouco de azeite a cebola aos cubos, a beterraba ralada cozida, alho francês, alho e 3/4 colheres de polpa de tomate.

4 - Temperar o salteado com sal, com vinagre branco e com uma colher de açúcar. Deixar refogar durante 3 minutos e acrescentar o refogado à sopa. Deixar ferver tudo durante 5 minutos ou até ficar "no ponto".

Esta sopa leva algum tempo a fazer, pois a mesma já inclúi caldo de legumes e feijão acabado de cozer. É uma sopa muito reconfortante, perfeita para o Inverno.Pode parecer muito complicada de se fazer, mas uma vez percebida a lógica e os seus passos, é bastante simplês.

Eu servi com um pouco de endro fresco por cima.

 

4.JPG

3.JPG

5.JPG

 

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.