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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Barquinhos com Falafel

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Não me lembro da primeira vez que comi falafel, mas sei que adorei a primeira dentada. Estas bolinhas/mini-hambúrgueres deliciosos de grão-de-bico encontram-se com frequencia nos restaurantes turcos e normalmente são servidas em pão pita com legumes. Costumam serem fritos e condimentados com especiarias e ervas. Confesso que adoro apreciar o falafel tradicional, mas dicidi criar uma versão mais saudável para o dia-a-dia!

 

Fafafel é daquelas comidas que são perfeitas para serem feitas em grande quantidade e congeladas. Vocês sabem que adoro este tipo de preparações e penso que é muito prático, para além de sair muito em conta.

 

Estes falafel são perfeitos para serem cozinhados no forno ou na sertã, usando pouca ou nenhuma gordura. Em vez do pão, decidi usar folhas de couve roxa para os servir, e a combinação ficou muito boa! Fiz também um molho diferente do tracional tahini, que vou partilhar convosco.

 

 

Este post é muito especial porque é a primeira receita que realizo em colaboração com outroblogger! O Paulo, do blog Cenas Verdes também publicou hoje uma versão de falafel, espreitem aqui! O Sem Título.pngPaulo e o respectivo blog são vegan, focando-se numa alimentação integral, low-fat e saudável.

 

O Paulo é cozinheiro de profissão, é natural da ilha da Culatra e atualmente vive na Noruega. Pratica jiu-jitsu e gosta de desporto em geral, gosta de escrever e de ficção científica. O objetivo do blog do Paulo é mostrar que a "comida saudável não tem de ser aborrecida" e acho que cumpre muito bem esta função.

 

Tal como eu, entrou neste estilo de vida há cerca de dois anos. Conheço desde o início o blog do Paulo e, apesar de ser bastante diferente deste espaço meu, adoro a maneira como ele apresenta as receitas! Espreitem e sigam também a página de facebook, não se vão arrepender! 

 

E já sabem, podem espreitar a versão dele desta receita aqui

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Ingredientes (para 15 falafels grandes):

  • 500 gr de grão-de-bico seco, demolhado durante a noite
  • 1 cebola roxa
  • Ramo de salsa fresca
  • 2 Dentes de alho
  • Farinha de grão-de-bico q.b.
  • Sal, pimeira preta, cominhos e pimentão doce q.b.
  • 1 cc de fermento em pó
  • 2 cs de levedura nutricional (opcional)

 

Para o molho: misturar 1 cs de manteiga de amendoim, sumo de meio limão, 3 cs de água e temperar com sal e pimenta preta.

 

Receita:

 

1 - Colocar todos os ingredientes para os falafel, com excepção da tinha de grão-de-bico e processar até formar uma massa homogênea com pedaços pequenos de grão (não processar demasiado). 

2 - Colocar o preparado numa taça e ir adicionando aos poucos a farinha de grão, até a massa ficar com a consistência de moldar. Moldar os falafel, molhando as mãos em água para não colar. 

3 - Para cozinhar os falafel no forno, bastam cerca de 20 minutos (10 de cada lado) a 180 ºC. Eu optei por cozinhar na sertã, com um fio de azeite, deixando cozinhar cerca de 4 minutos de cada lado.

4 - Servi os falafel  numa folha de couve-roxa, com um pouco de arroz integral por baixo e regando com o molho. 

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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