Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Baba Ganoush

 

Para quem estranhou o nome, baba ganoush é uma receita de uma espécie de patê árabe, com base em beringela. Apesar de não ter um aspecto muito extraordinário e atractivo, é uma pasta cheia de sabor, porque é feita com miolo de beringela grelhada. Pelo aspecto pode assemelhar-se ao hummus, mas o sabor é bem diferente, mais intenso. 

 

É perfeita para ser acompanhada de palitos de legumes e crackers para molhar na pasta. Se quiserem experimentar uma versão de crackers nutritivos sem glúten, vejam aqui.

 

Verde.jpg

 

Igredientes: 

  • Uma beringela grande
  • 3 dentes de alho com casca
  • 4 cs de sementes de sésamo, ou 3cs de tahini já feito
  • 4 cs de azeite
  • 1/3 de copo de leite vegetal
  • Sumo de meio limão
  • Temperos: cominhos, pimento preta e sal q.b.


Receita:

 

1 - Grelhar a beringela inteira, com casca, num grelhador ou numa boca de fogão em lume baixo, até murchar completamente e ficar com o interior cozinhado. Ao mesmo tempo que se isso, grelha-se na mesma superfície os dentes de alho, com casca. Retirar todo o miolo e descartar a casca da beringela, descascar os dentes de alho.

 

2 - Colocar as sementes de sésamo, o azeite e o sumo de limão numa liquidificadora ou num processador de alimentar e triturar (se usarem tahini já pronto, ignorem este passo). Acrescentar o leite vegetal, e voltar a triturar até ficar homogéneo.

 

3 - Agora é só acrescentar à mistura o miolo de beringela, os alhos e os temperos, e voltar a processar. Podem consumir imediatamente ou refrigerar para intensificar os sabores e fazer com que a pasta fique mais firme.

Acompanhei com tostas nutritivas, cuja receita está aqui!

 

 

2.JPG

3.JPG

Sobre a autora

WORKSHOP PROBIÓTICOS PORTO:

YOGA + BRUNCH:

Facebook

Códigos de desconto:

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.