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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

Almôndegas de Cogumelos

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Há uns dois anos, ainda antes de ser vegetariana, tinha por hábito fazer estas almôndegas numa versão que levava ovos, queijo e pão ralado. Há alguns dias tinha muitos cogumelos champignon em casa e lembrei-me de voltar a fazer estas almôndegas, Desta ver, criei uma receita 100% vegetal e sem pão ralado, estando isentas também de glúten. Utilizei um pouco de azeite para as cozinhar, mas podem ser feitas no forno sem nenhuma gordura.

 

Verde

 Ingredientes (para 2 porções, 8 almôndegas cada):

 

  •  400 gr de cogumelos champignon, picados finamente
  •  1 Cebola pequena picada finamente
  •  2 Dentes de alho ralado 
  •  4 colheres de sopa de gel de linhaça (linhaça em pó demolhada em água durante 10-15 min)
  •  Farinha de aveia q.b.
  •  Salsa fresca picada q.b.
  •  Azeite q.b.
  •  Temperos: sal grosso, cominhos em pó, piri-piri em pó, orégãos secos 

Receita:

1 - Num wok ou numa frigideira grande, saltear os cogumelos picados com sal e sem nenhuma gordura. Com a ajuda do sal, os cogumelos irão libertar toda a sua humidade e devem ser salteados até esta evaporar. Quando os cogumelos estiverem secos, adicionar 1 colher de sopa de azeite e deixar com que alourem um pouco.

2 - Desligar a frigideira do lume e adicionar a cebola e o alho.

3 - Misturar e deixar repousar a mistura até arrefecer.

4 - Uma vez arrefecida a mistura, adicionar  o gel de linhaça, a salsa e os temperos, com ecxepção do sal, que já adicionamos. Incorporar tudo muito bem.

5 - Adicionar a farinha de aveia, até a mistura tornar-se firme e maleável. Eu precisei cerca de 2/3 de chávena de aveia.

6 - Transferir a mistura para um prato/recipiente e tapá-lo com película aderente. Deixar repousar a mistura, no frigorífico, durante cerca de 2 horas ou durante a noite.

Este passo é importante pois permite com que os sabores se desenvolvem e com que a misture fiquei mais firme para ser moldava em almôndegas. Podem preparar a mistura no dia antes para cozinhar depressa as almôndegas no dia a seguir!

7 - Agora é só moldar as almôndegas (molhar as mãos em água ajuda neste passo).

 

Quando as almôndegas estiverem moldadas, estão prontas para serem cozinhadas ou congeladas. Eu optei por cozinhá-las na frigideira anti-aderente com um pouco de azeite, cozinhando cerca de 3 min de cada lado. Podem também fazer no forno, pincelando antes as almôndegas com um pouco de azeite.

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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