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Dicas da Oksi

Receitas saudáveis&vegetarianas, dicas de beleza naturais, curiosidades alimentares e outras utilidades naturais.

2 em 1: Trufas&bolachas com resíduo de coco

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Já estava a fazer falta uma receita docinha nova aqui no blog! Estas trufas e bolachas foram feitas com o objeito de aproveitar resíduo do leite de coco. Já tinha partilhado uma receita com este objetivo, o pudim de coco&ananás, mas queria cria uma mais simples para o dia-a-dia.

 

As bolachas ficam com um sabor muito suave e docinho (mas não muito), penso que serão perfeitas para crianças! As trufas, são mais para os aventureiros e adeptos de comida crua :p

Nesta receita pordem optar por fazer apenas as bolachas, apenas as trufas, ou dividir a massa e fazer ambos, fica a vosso critério! Para decorar as trufas também podem usar outros ingredientes para além de bagas goji.

 

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Ingredientes (para 6 bolachas e 6 trufas, ou 12 de cada uma):

  • Resíduo de 1 coco usado para fazer leite de coco
  • 100 gr de sementes de girassol
  • 100 gr de flocos de aveia
  • 7 tâmaras (para os gulosos mais algumas)
  • Bagas goji para decorar as trufas (se as fizerem)
  • Leite vegetal q.b. (usei de coco)

Receita:

 

1 - Na véspera, algumas horas antes, retirar o caroço das tâmaras e deixá-las demolhadas em cerca de meia chávena de leite vegetal.

2 - Colocar a aveia e as sementes numa liquidificadora ou processador de alimentos, e processar até obter uma farinha. Retirar essa farinha e colocar numa taça, misturar com o resíduo do leite de coco.

3 - Passar a máquina por água e colocar nela as tâmaras que estiveram a demolhar no leite, e o leite também. Processar até ficar homogêneo, fica uma espécie de caramelo!

4 - Verter o caramelo para a taça com os outros ingredientes, incorporar tudo. Se estiver muito seco, acrescentar mais um pouco de leite vegetal.

 

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5 - Formar bolinhas no caso de fazerem trufas ou formas achatadas no caso de fazerem bolachas.

6 - No caso das bolachas, levá-las ao forno num tabuleiro com papel vegetal durante cerca de 30 min a 170ºC (retificar a temperatura e o tempo segundo o vosso forno e virar a meio). No caso das trufas, é só passá-las por bagas goji para decorar, mas se não forem consumidas todas no mesmo dia aconselho a fazê-lo a medida que as vão consumindo.

 

Espero que gostem desta receita (ou destas? eheh), tanto as bolachas como as trufas ficam muito nutritivas, sem óleos nem açúcares adicionados e sem glúten.

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Sobre a autora

Sou a Oksana, apesar de ser mais conhecida por Oksi e sou apaixonada por culinária vegetariana e pela fotografia. Sou estudante de Psicologia Clínica e dedico-me também à realização de workshops de culinária vegetariana.

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